Quais são as etnias que existem no Brasil?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)

  • pardos: 43,1%*
  • brancos: 47,7%*
  • negros: 7,6%**
  • indígenas: 0,4%*
  • amarelos: 1,1%*

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.

O Brasil possui cinco etnias com maior população indígena no país. Em primeiro, aparecem a etnia Tikuna, seguido por Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena.

Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.

De acordo com o Censo 2010, no Brasil existem, aproximadamente, 897 mil indígenas. Entre essas pessoas, cerca de 517 mil vivem em terras indígenas. Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas.

Sou latino-americano. Latino – me reconheço no significado dessa palavra em português, espanhol ou italiano: filho do Lácio. Na América Latina, os brasileiros são “primos que moram longe”: falamos português e esse distanciamento linguístico implica um estranhamento cultural importante.

Segundo o instituto, há cerca de 900 mil índios no Brasil, que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas.

Pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (11) mostra que, em 2021, considerando-se a linha de pobreza monetária proposta pelo Banco Mundial, a proporção de pessoas pobres no país era de 18,6% entre os brancos e praticamente o dobro entre os pretos (34,5%) e entre os pardos (38,4%).

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.

Indígenas: grupo étnico que habitava o território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Nesse período, os índios somavam cinco milhões de pessoas. Os índios foram quase disseminados, restaram somente 350 mil índios, atualmente existem 170 mil na região Norte e no Centro-Oeste 100 mil.

Alguns exemplos são os Franceses, os Alemães, os Italianos, os Espanhóis, entre outros. Essas etnias possuem línguas, tradições e culturas diferentes e, em muitos casos, têm uma história de conflitos e rivalidades, descendentes por exemplo dos francos, germânicos, entre outros grupos étnicos.

A diversidade cultural é a convivência simultânea de várias etnias e culturas em um recorte territorial e social. O Brasil é um país com diversidade cultural. A nossa diversidade cultural deriva da diversidade de povos que compõem o nosso território.

CONSIDERA-SE QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA FOI CONSTITUÍDA, AO LONGO DE CINCO SÉCULOS, POR TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS: O INDÍGENA, O NEGRO AFRICANO E O BRANCO EUROPEU.

Indígenas: São nativos da região brasileira. Brancos: São os que apresentam pouca pigmentação, ou seja, pele clara. Negros: São os que apresentam grande pigmentação, ou seja, pele escura.

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Raça é uma construção social, que carece de fundamentos biológicos e científicos, mas é efetiva para a categorização das pessoas em determinados contextos sociais, como é no Brasil, onde a classificação por cor é, para raça, um tropo, uma forma específica de metáfora.

O termo preto toma como referência a ascendência oriunda de nativos da África. Independentemente de seu território ou construção social, pelo fenótipo manifestado por sua pele de cor escura.

Os povos indígenas do Brasil são catalogados dentro de quatro grandes troncos étnicos, que são: aruak, karib, macro-jê e tupi.