Quais as etnias que existem no mundo?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos
NomeLínguaPopulação
AinusAinu, Japonês e RussoJapão: ca. 200,000 Rússia: ca. 109 (censo de 2010)ref name="ru" />
Acasaca, Inglês e Francês
AcãsAcã e Inglêsca. 20 milhões
AlbanesesAlbanês e SérvioAlbânia: 3.438.789 (censo de 2008) Kosovo 1.871.503 (censo de 2007) Macedônia do Norte: 509.083 (censo de 2002)

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus.

O Brasil possui cinco etnias com maior população indígena no país. Em primeiro, aparecem a etnia Tikuna, seguido por Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Encontram-se, basicamente, três etnias na formação do povo brasileiro. Aos habitantes originais (indígenas) foram somadas sucessivas ondas de europeus (principalmente portugueses) e africanos (a maioria da costa oeste, ao sul do Saara).

Composição étnica do Brasil

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.

Indígenas: grupo étnico que habitava o território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Nesse período, os índios somavam cinco milhões de pessoas. Os índios foram quase disseminados, restaram somente 350 mil índios, atualmente existem 170 mil na região Norte e no Centro-Oeste 100 mil.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

O primeiro acontecimento que marca o início da mistura do povo brasileiro é a chegada dos colonizadores portugueses à região brasileira, datada de abril de 1500. Ao chegarem, os portugueses depararam-se com a grande população indígena que já vivia em terras brasileiras.

Enquanto raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, a etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo (Fig.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Brasil

O caso do Brasil, no entanto, é um tanto peculiar. Com antepassados indígenas, africanos, europeus e asiáticos, por exemplo, o brasileiro tem no seu DNA uma imensa e complexa mistura, como a própria cientista define: "O Brasil é provavelmente o país com maior miscigenação no mundo."

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios. Os estudos realizados sobre assuntos como cultura, identidade, raça e etnia estão em voga e são de grande importância para as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais.