Quais são as etapas de uma cobrança?

Perguntado por: lchaves6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Quais são as etapas em um processo de cobrança?

  • O início do processo de cobrança: os clientes. ...
  • Negociação amigável. ...
  • A última etapa do processo de cobrança: a resolução judicial. ...
  • As empresas de cobranças.

Confira abaixo algumas dicas para tornar este processo mais fácil:

  1. Não use a palavra “dívida” ...
  2. Tente entender a motivação do atraso. ...
  3. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente. ...
  4. Não leve a situação para o lado pessoal. ...
  5. Adote scripts de cobrança.

A cobrança administrativa fiscal é um procedimento realizado pela Fazenda Pública para exigir o pagamento dos créditos tributários constituídos por meio de um lançamento tributário. Esse lançamento é vinculado à lei e praticado por autoridade administrativa legalmente competente para esse fim.

“Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

A execução de dívida nada mais é do que a cobrança judicial de uma dívida. Ela é utilizada como último recurso, quando as cobranças extrajudiciais não surtem efeito para recebimento do título. A execução de dívidas pode levar ao uso dos bens do devedor para quitação do débito.

5 anos

De acordo com o Código Civil, a prescrição da dívida ocorre em 10 anos, quando a Lei não fixar um prazo menor. Isto é, quando o período não está descrito no documento. Porém, na maioria dos casos, o prazo de prescrição da dívida é de 5 anos.

Negociação de acordos de pagamento com clientes em atraso; Gerenciamento de contas a receber e follow-up de pagamentos em atraso; Resolução de disputas de faturamento com clientes; Geração de relatórios financeiros e de crédito.

Faz negociações com clientes inadimplentes, cálculo de juros, emissão de boletos, carta de anuência, baixa e liquidação de títulos e devolução de mercadorias. Elabora relatórios referentes a cobranças efetuadas e atrasos existentes, facilitando o acompanhamento e a tomada de decisão.

A cobrança judicial nada mais é do que um processo iniciado pelo credor, junto ao Poder Judiciário, para receber do devedor o valor das dívidas pendentes.

Para efetuar a cobrança extrajudicial, é preciso que seja enviada uma notificação propondo uma resolução amigável da dívida, sem envolver o judiciário. E é preciso comprovar que a pessoa foi notificada a respeito da dívida em cobrança, se precisar acionar o judicial mais tarde.

A recém aprovada Lei 14.871/2021, define como superendividamento a situação em que o consumidor de boa-fé assume sua impossibilidade de arcar com todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência.

Se o devedor não possui bens em seu nome que possam ser penhorados, cabe ao juiz do processo determinar meios alternativos de pagamento da dívida, como um percentual do salário. Entretanto, isso depende da natureza da dívida, pensões alimentícias, por exemplo, são um caso onde a penhora pode ser executada.

As organizações, portanto, não podem usar uma linguagem chula, intimidadora ou ameaçadora no momento da cobrança, submeter à pessoa a torturas psicológicas, fazer insultos ou inventar taxas, juros e multas inexistentes com a intenção de deixar o cliente com medo.