Quais são as etapas de uma cirurgia?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

O perioperatório é subdivido em 3 fases, tendo o ato cirúrgico como referência: a fase pré-operatória, a fase operatória e o pós-operatório.

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. .

Pode ser subdividido em:

  • Pré-operatório mediato (começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado);
  • Pré-operatório imediato (Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação.

A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.

Tempos cirúrgicos 1. DIÉRESE: é o momento de rompimento dos tecidos, por meio de instrumentos cortantes. Ex: bisturi (frio ou elétrico) e tesouras.

O tempo cirúrgico de uma cirurgia deve ser o necessário para que o planejamento cirúrgico previamente realizado seja executado em sua completude e magnitude. Tempo cirúrgico rápido não tem associação alguma com cirurgia bem executada.

O tempo decorrente entre a operação realizada e o início de sinais e sintomas de infecção pós-operatória variou de dois até 90 dias.

Na maioria dos casos, os trombos se formam nas primeiras 48 horas até cerca de 7 dias depois da cirurgia, causando vermelhidão na pele, calor e dor na perna.

As principais complicações pós-cirúrgicas relacionadas à ferida operatória são: deiscência, hematoma e seroma. Este último ocorre por grandes descolamentos ou acúmulo de linfa, o que pode levar a um acúmulo de líquidos entre as camadas da pele.

ANTES DA CIRURGIA
Autorização da internação previamente liberada pelo seu plano de saúde; Trazer todos os exames solicitados pelo cirurgião e/ou anestesista. Estes são indispensáveis para a realização da cirurgia.

O que é o POI? Em primeiro lugar, temos que ter em mente que o pós-operatório imediato (POI) é o período das primeiras 24 horas após um procedimento invasivo. Ou seja, é o tempo em que o paciente fica na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA). Esse tempo é o mais crítico, independente do procedimento realizado.

DIVULSÃO: É a cuidadosa separação dos tecidos. Deve ser feita com instrumento rombo. DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão.

Muito se questiona sobre a Terminologia Cirúrgica, que em resumo é o nome técnico que se dá para uma cirurgia. Os principais objetivos da terminologia cirúrgica são fornecer por meio da forma verbal ou escrita uma definição (padrão) do termo cirúrgico ou descrever o tipo de cirurgia.

Exérese é um procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. É usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas.

Cirurgias Limpas - são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local ou falhas técnicas grosseiras, cirurgias eletivas com cicatrização de primeira intenção e sem drenagem aberta.

O período pós-operatório imediato (POI) abrange as primeiras 24 horas após a cirurgia e inclui o tempo em que o cliente permanece na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA).

O cliente é orientado sobre o horário da cirurgia; inicio do jejum e a não ingerir líquidos horas antes do procedimento; realizar higienização com antissépticos antes da cirurgia e a não realizar tricotomia do sitio cirúrgico no ambiente domiciliar; retirar adornos e próteses dentárias e a colocar a vestimenta ...

A Cirurgia Plástica é considerada uma das especialidades médicas mais difíceis por conta da complexidade cirúrgica. Ela pode ser dividida em dois tipos: Cirurgia Plástica Reparadora e Cirurgia Plástica Estética.

As pequenas cirurgias são procedimentos cirúrgicos mais simples, que não exigem estruturas mais complexas e não necessitam de internação hospitalar para fins terapêuticos ou diagnósticos. Os procedimentos com anestesia local, na maioria das vezes, têm duração inferior a 1 hora, e a cicatriz é bem discreta.

A descrição de um procedimento cirúrgico deve conter, além dos dados básicos, uma descrição sumária dos tempos cirúrgicos, incluindo uma dissertação minuciosa das táticas e técnicas operatórias usadas e de todo material utilizado, incluindo drenos, fios, próteses e órteses que, porventura possam ter sido utilizados.

As pinças Kelly e Halsted são instrumentos hemostáticos e possuem o intuito de pinçar vasos, sendo que as Halsted são curvas e proporcionam mais facilidade no manuseio. Inclusive, existem Halsteds menores e delicadas, que são conhecidas pela expressão “pinça mosquito”, usadas preferencialmente em cirurgias infantis.