Quais são as etapas de cobrança?

Perguntado por: umata . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Quais são as etapas em um processo de cobrança?

  • O início do processo de cobrança: os clientes. ...
  • Negociação amigável. ...
  • A última etapa do processo de cobrança: a resolução judicial. ...
  • As empresas de cobranças.

Confira abaixo algumas dicas para tornar este processo mais fácil:

  1. Não use a palavra “dívida” ...
  2. Tente entender a motivação do atraso. ...
  3. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente. ...
  4. Não leve a situação para o lado pessoal. ...
  5. Adote scripts de cobrança.

Veja a seguir um pouco sobre os vários tipos de cobrança que existem e como saber qual o mais adequado para sua empresa.

  1. Ligação telefônica. A ligação telefônica ainda é um dos métodos mais tradicionais de cobrança. ...
  2. E-mail. ...
  3. SMS ou WhatsApp. ...
  4. Terceirização. ...
  5. Protesto cartorial. ...
  6. Assessoria jurídica. ...
  7. Correspondência (carta)

“Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

A cobrança administrativa fiscal é um procedimento realizado pela Fazenda Pública para exigir o pagamento dos créditos tributários constituídos por meio de um lançamento tributário. Esse lançamento é vinculado à lei e praticado por autoridade administrativa legalmente competente para esse fim.

5 anos

De acordo com o Código Civil, a prescrição da dívida ocorre em 10 anos, quando a Lei não fixar um prazo menor. Isto é, quando o período não está descrito no documento. Porém, na maioria dos casos, o prazo de prescrição da dívida é de 5 anos.

Negociação de acordos de pagamento com clientes em atraso; Gerenciamento de contas a receber e follow-up de pagamentos em atraso; Resolução de disputas de faturamento com clientes; Geração de relatórios financeiros e de crédito.

A seguir, vamos conhecer os 6 tipos de cobrança que a sua empresa pode adotar para reverter os níveis de inadimplência.

  1. Cobrança preventiva (SMS, e-mail, WhatsApp) ...
  2. Ligações telefônicas. ...
  3. Correspondências / Correspondência com boleto. ...
  4. Terceirização. ...
  5. Protesto de títulos. ...
  6. Cobrança Judicial.

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  • Vindi.
  • Asaas.
  • Superlógica Assinatura.
  • PayPal.
  • Iugu.
  • PagSeguro.
  • Recuperador.

A recém aprovada Lei 14.871/2021, define como superendividamento a situação em que o consumidor de boa-fé assume sua impossibilidade de arcar com todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência.

Se o devedor não possui bens em seu nome que possam ser penhorados, cabe ao juiz do processo determinar meios alternativos de pagamento da dívida, como um percentual do salário. Entretanto, isso depende da natureza da dívida, pensões alimentícias, por exemplo, são um caso onde a penhora pode ser executada.

As organizações, portanto, não podem usar uma linguagem chula, intimidadora ou ameaçadora no momento da cobrança, submeter à pessoa a torturas psicológicas, fazer insultos ou inventar taxas, juros e multas inexistentes com a intenção de deixar o cliente com medo.

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art. 940. aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.”

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

Os serviços prestados por profissionais liberais (médicos, dentistas, advogados) têm o prazo máximo de cinco anos para serem cobrados. Em relação às dívidas de banco, como empréstimos, cheque especial, dívidas de cartão de crédito, a lei diz que o direito de cobrá-las também prescreve em cinco anos.

A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. Assim como na “restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé”, pagamento de juros, dividendos ou prestações acessórias e pagamento de título de crédito, segundo o Código Civil.

O que são os 5 Cs do Crédito?

  • Caráter. O mais importante dos 5 Cs do crédito refere-se à avaliação do histórico financeiro de quem solicita o crédito, seja pessoa física ou jurídica. ...
  • Capacidade. ...
  • Capital. ...
  • Condições. ...
  • Colateral.