Quais são as etapas da supervisão?

Perguntado por: uferrari . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Este modelo de supervisão pressupõe um ciclo com fases específicas que, segundo Alarcão e Tavares, se podem sintetizar em: (1)encontro de pré-observação; (2)observação; (3)análise e estratégia; (4)encontro de pós-observação; (5)análise do ciclo de supervisão.

Ele ajuda na identificação das reais demandas de formação profissional e promoção social, além de dar o suporte educacional ao instrutor.

É responsável, nas unidades escolares, pelas ações de articulação coletiva do projeto político pedagógico, pelo acompanhamento e orientação do trabalho docente, pela organização de reuniões pedagógicas e pelas atividades de formação continuada.

As metodologias do processo de análise e avaliação para fins de supervisão (supervisory review and evaluation process – SREP) são um elemento fundamental da análise prudencial, na medida em que estabelecem diferentes graus de intensidade da supervisão e colocam as instituições menos significativas em diferentes ...

O supervisor escolar é aquele que zela pelo bem-estar da sua escola: alunos, pais, professores, comunidade escolar. É ele quem toma iniciativas sobre as mudanças que devem ocorrer na escola, buscando melhorar o desempenho educacional dela.

Planeja, supervisiona e avalia o desenvolvimento dos projetos de educação profissional. Orienta, acompanha e avalia o trabalho dos instrutores. Distribui o material pedagógico para professores, controle da entrada e saída de professores, faz o recolhimento de cadernos de roteiro dos professores.

A Supervisão Pedagógica destina-se ao apoio pedagógico aos docentes, considerando a educação e a ciência como uma de suas áreas prioritárias, buscando ofertar o apoio na formação e qualificação de recursos humanos e favorecer o crescimento e a autonomia do indivíduo, aprimorando as suas capacidades de ensinar, de ...

– Para Supervisor de Ensino: ser titular de cargo com Licenciatura plena em Pedagogia ou Pós-graduação na área de Educação e experiência profissional de, no mínimo, 8 (oito) anos de efetivo exercício de Magistério, dos quais 3 (três) anos em Gestão Educacional.

Supervisão é a ação e o efeito de supervisionar, isto é, acompanhar, monitorar, inspecionar e orientar um trabalho ou uma tarefa realizada por outra pessoa.

Primeiro a supervisão exige a elaboração do plano terapêutico a ser seguido pelo supervisionado.

Resposta: Explicação: Esse tipo de supervisão é conhecido como supervisão especializada ou supervisão por áreas.

O supervisor escolar tem a atuação voltada para a qualidade da educação cujo resultado se manifesta no processo de ensino-aprendizagem do aluno. O papel do profissional visa assessorar, coordenar, planejar, de modo que seja eficiente e eficaz o papel da escola na comunidade.

Ambos os cargos exercem posições de liderança, mas com âmbitos de atuação claramente diferentes: a coordenação atua na esfera das tomadas de decisões, enquanto a supervisão, na esfera da prática, assim: O dia a dia de quem coordena estará sempre mais relacionado à organização e ao planejamento das ações.

São competências do supervisor pedagógico, exceto: ser autocrático, exigindo deveres dos professores e alunos para saber lidar com o coletivo.

A supervisão pode ser ser a função de um cargo (supervisor) ou atribuição de outros níveis de gestão, onde, de cima para baixo; os supervisores de primeira linha supervisionam o trabalho da equipe operacional, enquanto a gerência e direção supervisionam o trabalho dos ocupantes de cargos de gestão a eles subordinados.

Como estruturar seu relatório de estágio supervisionado?

  1. capa;
  2. folha de rosto;
  3. sumário;
  4. introdução;
  5. descrição da organização;
  6. atividades desenvolvidas;
  7. conclusão;
  8. referências bibliográficas.

O supervisor utiliza-se de diferentes instrumentos para sua prática de supervisão no campo de estágio, na condução, inserção e avaliação dos estagiários: reuniões de grupo, realização de entrevistas sociais, registros em livro de ocorrências onde constam todas as atividades diárias, ficha de avaliação de desempenho e ...

Responsabilidades do Supervisor incluem:
Organizar o fluxo de trabalho e garantir que os funcionários entendam seus deveres ou tarefas designadas. Monitorar a produtividade dos funcionários e oferecer feedback e aconselhamento construtivos.

Dentre os principais desafios do supervisor escolar, encontram-se: a falta de previsão legal em relação à sua própria profissão; a falta de formação continuada para si; e o desconhecimento da comunidade escolar da sua importância dentro da escola.

Enquanto a atuação do supervisor deve-se centrar no pedagógico junto aos professores, principalmente cuidando da formação continuada deles, cabe ao orientador educacional trabalhar junto aos alunos, orientando-os e acompanhando-os no desenvolvimento integral.

Enquanto o coordenador pedagógico fica em cargo da Instituição como um todo, bem como a mediação de todas relações pedagógicas e administrativas existentes, o supervisor educacional está mais diretamente ligado à supervisão dos professores em sala de aula, auxiliando também nos seus objetivos de formação.

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