Quais são as etapas da produção de açúcar?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Etapas de produção do açúcar

  • Primeiro tratamento para a formação do caldo de cana. Com a cana moída, o resultado é um caldo espesso e "impuro". ...
  • Evaporação do caldo. ...
  • Cozimento e cristalização. ...
  • Centrifuga do açúcar. ...
  • Secagem do produto. ...
  • Peneiramento. ...
  • Separador magnético. ...
  • Detector de metais.

Feito o recolhimento do caldo, o produto era levado até a casa das caldeiras e fornalhas, onde sofria um longo processo de cozimento realizado em grandes tachos feitos de cobre. Logo em seguida, o melaço era refinado na casa de purgar, lugar onde a última etapa de refinamento do açúcar era finalmente concluída.

O processamento da cana-de-açúcar para a produção de etanol e para a produção de açúcar são bastante similares

  • Recepção e seleção. Após a colheita, a cana-de-açúcar é lavada a seco (jatos de ar), para retirar as impurezas, sem que perca a sacarose. ...
  • Desfibração. ...
  • Moagem. ...
  • Estocagem do bagaço. ...
  • Tratamento do caldo.

Engenho de Pernambuco, por Frans Post. Os engenhos eram as unidades produtivas responsáveis por todo o processo de fabricação do açúcar brasileiro. O Ciclo do Açúcar foi uma das principais bases econômicas, sociais e culturais no Brasil Colonial, entre meados dos séculos XVI e XVIII.

Cerca de 65% da produção de açúcar do Brasil é composta por VHPs brutos, sendo o restante uma combinação de açúcar cristal e refinado, consumido principalmente no mercado interno, e o restante, exportado. Além de produzir açúcar, a cana mantém o mercado dinâmico com a produção de etanol.

A maioria das usinas que produz o açúcar branco utiliza a sulfitação como método principal no processo do tratamento da clarificação do caldo de cana, e produz o uso de um gás, obtido pela com- bustão controlada do enxofre, o SO2, também conhecido por vários nomes como gás sulfuroso, anidrido sulfuroso e dióxido de ...

cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar corresponde a 80% da produção mundial de açúcar, tornando-se a principal matéria-prima do produto. A cana-de-açúcar é uma planta tropical alta, da qual as hastes são colhidas. Elas são compostas principalmente de água, açúcar e fibras conhecidas como bagaço.

Na fotossíntese, as células das plantas capturam a luz solar, convertendo a energia do Sol em energia química e juntando gás carbônico e água para formar açúcares.

Na fabricação do açúcar, é obrigatória a etapa de sulfitação, que tem como objetivos principais inibir reações que causam formação de cor, coagulação de coloides solúveis, e formação do precipitado CaSO3 (sulfito de cálcio) e diminuir a viscosidade do caldo e do xarope, massas cozidas e méis, facilitando as operações ...

O cultivo da cana-de-açúcar era feito em larga escala, em grandes propriedades (latifúndios). Nessas terras, eram plantadas apenas mudas de cana-de-açúcar, em um sistema de monocultura. Todas essas características buscavam a maior produtividade e lucratividade possível para os senhores de engenho.

Centrifugação do açúcar
Dos cristalizadores, a massa cozida resfriada é descarregada nas centrífugas. A ação da força centrífuga faz com que o mel atravesse as perfurações da tela do cesto da centrífuga, ficando retidos, em seu interior, somente os cristais de sacarose.

Art 1º Constitui crime: a) Produzir açúcar acima de quota autorizada no Plano Anual de Safra do Instituto do Açúcar e do Álcool (art. 3º, § 5º, da Lei nº 4.870, de 1.12.1965); b) Produzir açúcar em fábrica clandestina, na forma estabelecida nos arts.

Tudo começa com a colheita, hoje totalmente mecanizada, separando a cana da palha. Depois, a cana é picada e transportada em caminhões. Na usina, especialistas avaliam o teor de sacarose e encaminham o produto para moagem, passando pela etapa da sulfitação.

A extração do caldo da cana consiste no processo físico de separação da fibra (bagaço), sendo feito, fundamentalmente, por meio de dois processos: moagem ou difusão. Na extração por moagem, a separação é feita por pressão mecânica dos rolos da moenda sobre o colchão de cana desfibrada.