Quais são as etapas da oralidade?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Elas têm lugar ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem e estão organizadas em duas fases: a oralidade inicial, e a oralidade não inicial.

A oralidade tem uma marcação muito pontual. Ela utiliza de gírias, abreviações, erros de concordância, prosódias e expressões desprestigiadas. Com o advento da internet, até mesmo uma forma de escrita angariou as características da oralidade.

A construção da oralidade é fruto de um processo de interação entre o sujeito e os meios social, físico e cultural, não ocorrendo, portanto, de modo homogêneo. Cada um tem seu tempo e seu ritmo e seu desenvolvimento depende diretamente de sua participação em atos de linguagem.

A inclusão desse eixo reforça que o oral também é objeto de estudos, algo que já estava nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O documento reconhece que a aprendizagem das características discursivas e das estratégias de fala e escuta ocorre por meio do uso, da interação com o outro.

Linguagem e Fala

  • Fase Pré-lingüística (antes das primeiras palavras)
  • Fase Lingüística (aparecimento das primeiras palavras)
  • E os sons da fala?

A oralidade não se restringe ao estudo da materialidade da fala, mas envolve, em contextos socioculturais específicos, a fala associada a seu ritmo, entonação, volume e entrelaçada a múltiplas linguagens, como a gestualidade, a mímica, a imagem e até à modalidade escrita da língua (por exemplo, na TV, numa exposição ...

Por exemplo, para avaliar a oralidade pode-se prever a observação de parâmetros como (i) apreende uma informação em linguagem corrente; (ii) reage com frases adequadas em qualquer tipo de comunicação; (iii) usa vocabulário variado e adequado; (iv) encadeia as ideias com facilidade; (v) expressa as ideias com facilidade ...

Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.

É uma tendência comum colocarmos em nosso discurso escrito aquilo que cotidianamente proferimos — as marcas de oralidade. É o caso, por exemplo, de expressões coloquiais como “fulano não é flor que se cheire”.

“É ela que nos permite pensar em infinito e nos dá a capacidade de simbolizar, propiciando a criação de sistemas de comunicação, de linguagens e de formas de expressão do pensamento e da emoção. A oralidade tem muitas funções: imaginação, pensamento, memória, ação...”.

A oralidade infantil, portanto, está associada ao desenvolvimento da fala nas crianças. Ela começa a ser contada a partir das primeiras palavras do bebê e segue em escalada até que a capacidade esteja devidamente dominada pelo pequeno.

Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante diversificar os assuntos tratados em sala de aula. Isso porque a comunicação oral permeia o nosso dia a dia em diferentes práticas sociais: conversas, apresentações, explicações, entrevistas e debates, entre outros.

Propostas podem ainda envolver a participação da família no contexto do ensino remoto ou híbrido

  1. Faça um recital cultural online. ...
  2. Produzindo tutoriais com a turma. ...
  3. Organize um festival de adivinhações. ...
  4. Proponha contação de histórias em áudio ou vídeo. ...
  5. Crie uma campanha de conscientização com os alunos.

A sonorização, a rima e o canto em si transformam falas em brincadeiras, o que ajuda o desenvolvimento da linguagem, do vocabulário e o letramento. Leia histórias e poesias. Além de estimular a imaginação, contar histórias ajuda a ampliar o vocabulário e a curiosidade das crianças sobre a linguagem.

- Declamar adequadamente, após a compreensão e interpretação de um texto escrito, de forma que o aluno saiba dar ritmo e entonação adequada ao texto; - Solicitar informações em espaços públicos; - Realizar um seminário; entre tantas outras habilidades.

A aquisição da Língua de Sinais, ocorre de acordo com a autora em quatro estágios, sendo estes: pré-lingüístico, estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações, e estágio das múltiplas combinações.