Quais são as etapas da dengue?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.

Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.

Quais são as fases da dengue? A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.

Quanto tempo dura? Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

As pessoas doentes devem fazer repouso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por muitos sintomas desagradáveis.

No caso da dengue, os primeiros sintomas apresentados são febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça.

Sinais de alarme da dengue:

  • Dor abdominal;
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
  • Hipotensão postural e/ou lipotímia;
  • Letargia e/ou irritabilidade;
  • Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
  • Sangramento de mucosa e;
  • Aumento progressivo do hematócrito.

Exemplos de sucos saborosos: água de coco com maçã; banana com laranja; maçã, laranja e couve; abacaxi com hortelã; abacaxi, maçã e hortelã; manga.

O que comer: couve, Agrião, Cenoura, melancia, pera, carnes magras, ovos e leite. O que evitar: frutas cítricas, como limão, laranja e morango, batata, gengibre e pimenta.

A recomendação é suspeitar de dengue em todos os casos de febre aguda com duração de no máximo sete dias, especialmente se a febre for acompanhada dos sintomas relacionados anteriormente.

No caso da dengue, os primeiros sintomas apresentados são febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça.

Pode comer maçã, mamão,banana,laranja quando estar com dengue? Pode comer essas frutas e outras que quiser sim, mesmo na vigência de um quadro de dengue.

Itens como frango, carne vermelha sem gordura e peixe; carne de fígado, leite e derivados, ovos, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são aliados. Além da água, recomenda-se sucos naturais e água de coco.

“O médico costuma pedir ao paciente que adote medidas como tomar banho e utilizar toalhas ou compressas geladas para auxiliar na redução da febre. Além disso, também indica o uso de medicamentos que tenham a mesma finalidade”, afirma o clínico geral Caio Matsubara.

As manchas na pele geradas pelo vírus da dengue costumam aparecer na região do tórax e braços, bastante aparentes, são similares as do sarampo.

Indivíduos normais apresentam uma contagem entre 150.000 e 400.000 plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai para menos de 100.000, às vezes menos que 10.000 (trombocitopenia grave). Devido à queda das plaquetas e à inflamação dos vasos, os pacientes apresentam tendência a sangramentos.

A queda de plaquetas, característica da doença, está relacionada a defesa imunológica do organismo. A queda de plaquetas, característica da doença, está relacionada a defesa imunológica do organismo. Quando os linfócitos (CD 4 e CD 8) tentam combater os vírus, acabam destruindo também as plaquetas.

Somente o médico está apto a afirmar se o trabalhador deve ou não trabalhar, independente da idade ou sexo. No caso de diagnóstico positivo um atestado deverá ser produzido e o trabalhador deverá encaminha-lo para o RH da empresa em até 48 horas.