Quais são as estratégias funcionais?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

As estratégias funcionais são compostas pelo conjunto de planos de ação adotados nas diversas áreas para a obtenção dos resultados esperados pela empresa. As estratégias funcionais mais comuns são as estratégias comercial, financeira, de recursos humanos, de tecnologia, de distribuição, de marketing e de produção.

A estratégia de nível funcional está preocupada com a questão “como damos suporte à estratégia de nível de negócios dentro dos departamentos funcionais, como Marketing, RH, Produção e P&D?” Essas estratégias costumam ter como objetivo melhorar a operação da empresa como um todo a partir do desempenho dos departamentos.

Para desenvolver e implementar a estratégia de negócios e as estratégias funcionais é importante priorizar as ações. Neste processo é preciso analisar o desempenho da empresa em relação às expectativas dos compradores e em relação ao desempenho dos concorrentes.

São elas as estratégias:

  • Corporativa;
  • da Unidade de Negócios;
  • da Equipe.

Estratégia é o plano de ação para alcançar metas e objetivos de longo prazo em um contexto organizacional. Ele é uma visão do futuro e uma orientação para alcançar essa visão.

Quando se fala de estratégia é importante explicar que existem vários tipos de estratégias. Os principais tipos são: de Crescimento, de Manutenção e de Investimento. São as estratégias voltadas para aumento dos lucros, das vendas ou da participação de mercado, aumentando o valor da empresa.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

Objetivos e estratégias funcionais são respectivamente o quê e o como cada área funcional da empresa vai despender esforços, visando ao alcance dos objetivos gerais, conforme a natureza dos objetivos e estratégias.

A estratégia de produção é composta dos seguinte elementos: avaliação das necessidades dos clientes, avaliação do desempenho da produção, definição dos objetivos de produção, avaliação dos recursos produtivos, elaboração do plano de ação, avaliação do plano de ação com as demais áreas funcionais (produção, marketing, ...

Uma estratégia organizacional precisa incluir as missões e as competências essenciais das equipes envolvidas em cada objetivo. Ela também deve incluir um plano de como atingir os objetivos, um cronograma e a alocação dos recursos.

7 dicas de estratégia de crescimento de uma empresa

  1. Encontre o seu diferencial. ...
  2. Conheça o seu público. ...
  3. Não tenha medo da concorrência. ...
  4. Priorize a satisfação do cliente. ...
  5. Invista em alianças comerciais. ...
  6. Valorize seus funcionários. ...
  7. Equilibre as finanças da sua empresa. ...
  8. Utiliza a tecnologia a seu favor.

Na forma mais simples, um plano funcional, como chamam, é o documento que descreve os conceitos básicos e diretivos do que fazer e como fazer para alcançar objetivos.

Embora não haja uma definição formal amplamente aceita, podemos dizer que os elementos principais da gestão estratégica incluem:

  • Propósito e missão da empresa;
  • Objetivos estratégicos e planos para atingi-los;
  • Implementação dos planos;
  • Monitoramento e avaliação do desempenho e ações corretivas.

5 Dicas para traçar uma estratégia para a sua empresa

  1. Identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. ...
  2. Definição da identidade da empresa. ...
  3. Definição dos objetivos da empresa e ações para alcançá-los. ...
  4. Monitorar resultados. ...
  5. Traçar ações para atingir melhores resultados.

Os 5 Ps da estratégia foram criados por Henry Mintzberg em 1987. Cada um dos 5 Ps representa uma abordagem diferente da estratégia: Plano; Manobra; Padronização; Posição e Perspectiva.

Rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de produtos entrantes e ameaça de produtos substitutos. Essas são, portanto, as cinco forças competitivas.

Os pilares estratégicos acabam representando, conceitualmente, a estrutura que estamos usando para gerarmos os resultados, a forma como nos posicionaremos no mercado, as ferramentas e sistemas que vamos utilizar nas atividades, como vamos estruturar nossos processos, onde serão alocados os recursos, e quais projetos ...

As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento.

Uma estratégia é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes. Estar olhando para a frente sempre há incerteza e risco associado à estratégia de decisão.

O que é estratégia? Conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades do ambiente e os recursos da organização.