Quais são as estratégias de leitura utilizadas pelos Norte-americanos?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Segundo os resultados da pesquisa, as estratégias de leitura utilizadas pelos norte-americanos são: conhecimento prévio, conexões, inferência, visualização, sumarização e síntese. Essas estratégias visam facilitar a compreensão e a interpretação dos textos em diferentes contextos e gêneros.

Atualmente, duas estratégias de leitura em inglês se destacam por evidenciar maior eficácia na identificação e compreensão do conteúdo lido. Essas duas metodologias são chamadas de skimming e scanning, e são aplicadas em diferentes situações de acordo com objetivo final do leitor.

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  1. Saiba o que vai ler. Pode parecer meio estranho ter que saber sobre o que vai ler, antes de iniciar. ...
  2. Mantenha o foco no processo. A leitura envolve várias ações do nosso corpo. ...
  3. Faça anotações durante a leitura. ...
  4. Complete a leitura por conta própria.

As estratégias de leitura são: seleção, antecipação, inferência e verificação. Ler é atribuir significado ao texto que se lê, é mais do que decodificar porque: Antes ou durante a leitura antecipamos o seu conteúdo através dos conhecimentos prévios ou dos elementos que o próprio texto traz.

Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!

  1. Trabalhe a leitura colaborativa. ...
  2. Construa perguntas. ...
  3. Faça leitura protocolada. ...
  4. Desenvolva a compreensão da leitura por meio de ferramentas digitais.

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Quais são as estratégias utilizadas pelos leitores para decodificar palavras? Procurar no léxico uma palavra que seja ortograficamente semelhante, e ajustar a pronúncia da palavra com base nessa semelhança.

Skimming e scanning são técnicas de leitura para facilitar a compreensão de textos na língua inglesa e na nossa língua materna, de forma que consigamos otimizar nosso tempo na hora de interpretá-los.

6 dicas para melhorar e praticar a escrita em inglês

  1. Leia muito. Você já reparou que, quando já temos um bom nível de leitura em português, paramos de ler as palavras letra por letra? ...
  2. Faça cópias. ...
  3. Faça anotações em inglês. ...
  4. Mantenha um diário. ...
  5. Chat e Grupos. ...
  6. Não tenha medo de errar!

Esta prática consiste em observarmos o texto apenas para detectar o assunto geral, sem nos preocuparmos com os detalhes. Por isso, devemos atentar para a disposição do texto, compreender os parágrafos introdutórios e conclusivos, além de observar os elementos não verbais com imagens, gráficos, tabelas etc.

As duas técnicas mais conhecidas e classificadas como facilitadoras de uma leitura rápida, muitas vezes até chamada de leitura dinâmica, são o Scanning e o Skimming.

As estratégias textuais consistem na seleção de diferentes formas de organização dos elementos lingüísticos no texto, tendo em vista a produção de sentidos. Isto é, a construção dos sentidos no texto depende, em grande parte, da forma como o usuário o organiza lingüisticamente.

A pré-leitura é quando o leitor faz uma espécie de sondagem no texto. Olha o sumário, folheia o livro, lê frases iniciais, títulos, mas não da sequência. Popularmente é o que chamamos de “ler por cima”. Já a leitura rápida é quando o leitor vai lendo sem parar, mesmo sem ter total compreensão do que está sendo dito.

Leitura fonográfica e logográfica
Nesse sentido, há duas estratégias de leitura que as crianças podem utilizar e que é importante as(os) educadoras(es) – e também as famílias – compreenderem, a fim de apoiar essa aprendizagem.

Perguntas orais; diálogo com os alunos; pesquisa em fontes diversas para ampliar o conhecimento sobre o gênero e sobre o tema; exposição de resultados da pesquisa com uso de recursos tecnológicos pertinentes às atividades, entre outras estratégias didáticas.

As estratégias destacadas por Solé (1998) utilizadas durante a leitura são: ler, resumir, solicitar esclarecimento a respeito do texto e prever. É necessário destacar que não há uma ordem definida de uso dessas ações, pois elas podem sofrer variações conforme o interesse do leitor e o texto que se utiliza.

A leitura é muito importante, pois faz o aluno adquirir subsídios de como escrever. Para aprender a ler, etapa considerada decisiva no processo de alfabetização/letramento, é preciso uma prática constante de leitura de textos diversificados.

Por isso, confira 6 maneiras de dar ênfase para essa prática.

  1. Inclua tempo para a leitura durante as aulas. ...
  2. Ofereça diferentes gêneros literários. ...
  3. Estimule visitas e atividades na biblioteca. ...
  4. Faça uso da tecnologia. ...
  5. Tenha auxílio da família. ...
  6. Seja um educador-leitor.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, vinculada ao campo de estudos da Linguística Aplicada, de cunho exploratório com fins de natureza descritivo-interpretativista e documental.

São eles:

  1. O leitor contemplativo, meditativo. ...
  2. O leitor movente, fragmentado. ...
  3. O leitor imersivo, virtual.