Quais são as ervas de boiadeiro?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

As oferendas para os Boiadeiros devem ser postas em pastagens ou campos, de preferência numa quinta-feira. Recebem suas comidas, bebidas e flores. Suas plantas são principalmente a samambaia e a jurema, e aceitam todas as flores.

O manjericão, a palma da rainha e arruda são algumas das ervas mais requisitadas para quem gosta da tradição. Mas antes do tradicional banho da prosperidade, é preciso fazer o ritual de final do ano.

Os de couro ou Boiadeiros, são espíritos de vaqueiros que atuavam cuidando dos rebanhos bovinos, nas fazendas e sertões do nosso país. Os Caboclos, quando incorporados em seus filhos nos Terreiros, dão aconselhamento, indicam banhos, defumadores, oferendas e tudo que podem ajudá-los na resolução dos problemas.

Ogum

A linha de boiadeiros é sustentada, num dos seus mistérios, pelo Orixá Ogum. Por isso, eles são verdadeiros "soldados" que vigiam tudo o que acontece dentro do campo da lei maior, estando sempre prontos a acudir os necessitados.

Normalmente, os Boiadeiros na Umbanda carregam vestimentas nas cores azul escuro e amarelo, porém, é possível encontrá-los com roupas típicas de peão em marrom e roxo.

No Caboclo Boiadeiro, por exemplo, quanto mais firme e bem amarrado o laço no peito do filho, mais segura será a incorporação deste Caboclo. A palavra a Àtàkàn vem do yorùbá: Àtà=cumeeira, que neste caso, faz alusão ao alto da cabeça, ou seja, segurar pela cabeça. Isso porque, a incorporação começa pela cabeça.

COMO PREPARAR: Ferva cerca de 1,5 a 2,0 litros de água Apague o fogo; Despeje as ervas; Tampe e deixe descansar por 20 min, Coe e espere a temperatura amornar. Tome seu banho normalmente e finalize derramando o banho de ervas do pescoço aos pés.

O louro também possui efeito protetor, podendo ser incorporado no banho como ritual para abrir caminhos. Na Grécia e Roma Antigas, o louro era muito usado nas coroas de pessoas importantes. Além disso, gregos e romanos já utilizavam as propriedades medicinais da folha.

Os Boiadeiros, de um modo geral, utilizam chapéus de vaqueiros, laços de corda e chicotes de couro, são ágeis e costumam chegar aos terreiros com sua mão direita levantada, girando, como se estivesse laçando, esbravejando a inconfundível toada "êeeee boi!" como se ainda estivessem tocando seu rebanho.

Em Zé do Laço: a consagração de um boiadeiro, somos apresentados a Pedro, um espírito errante, consumido pela culpa, que, após longos anos nas zonas umbralinas recebe a graça de ser resgatado e guiado a uma colônia espiritual.

O CABOCLO BOIADEIRO TRAZ O SEU SANGUE QUENTE DO SERTÃO, E O CHEIRO DE CARNE QUEIMADA PELO SOL DAS GRANDES CAMINHADAS SEMPRE TOCANDO SEU BERRANTE PARA GUIAR O SEU GADO. NORMALMENTE, ELES FAZEM DUAS FESTAS POR ANO, UMA NO INICIO E OUTRA NO MEIO DO ANO.

Pedimos, Senhor Boiadeiro, que recolha todos os espíritos sofredores que estejam nos acompanhando ou ligados a nós. Cure e regenere esses espíritos despertando-os para o novo estado em que se encontram no mundo maior.

A fazenda tinha nome de Senhor do Amor, uma referência a Deus. Como grande parte desses africanos eram de origem bantu, eles chamavam a fazenda de Navizala (que vem de Nzuá, abreviatura de Ngna=senhor, e Uzola= ama, amar).

Capim Caboclo também conhecido como cipó caboclo é encontrado nas matas e cerrados sendo bastante utilizado pelos filhos de Oxóssi nas suas iniciações. Sua aparência forte, de encorpado marrom escuro e áspero ao toque, remete a sua propriedade de força e assertividade.

Um exemplo bem prático são as sete ervas. Elas têm um super poder de combater as energias negativas, seja na residência ou trabalho. São formadas pelas seguintes plantas: arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, majericão e pimenteira.

No dia 12 de outubro é comemorado o dia de Nossa Senhora da Aparecida, que é a Padroeira do Brasil e também a protetora dos peões de boiadeiro.

Em geral, o boiadeiro pode ser encontrado em meio a elementos que remetem à vida campestre. Isso acontece porque, enquanto eram vivos, eles conheciam essas regiões. Esse conhecimento também os auxilia na hora de aconselhar sobre travessias que as pessoas precisam enfrentar.