Quais são as ervas de banho de Xangô?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Conteúdo: Erva de São João, umbaúba, folha de fogo, folha da costa, para-raio, folha da fortuna e betis cheiroso.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

SÀNGÓ - XANGÔ: Almíscar, ativa o poder liderança e sedução. Deve ser usada para conquistas. IYEWA - EUÁ: Romã, proporciona o autocontrole. Deve ser usada na busca da felicidade e progresso financeiro.

Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.

De acordo com ela, na lenda, Ossain deu uma planta e erva para cada orixá. A sangue lavou, por exemplo, pertence a Xangô, assim como o akokô e a tapororoca. A espada de Iansã a Iansã, o peregun a Ogum e a aroeira a Ogum e Oxóssi. Todas essas plantas foram plantadas na manhã desta sexta.

Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Orações poderosas a Xangô
Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.

Para se conectar com Xangô e atrair as boas energias do orixá use roupas na cor vermelha, marrom ou branca nas quartas-feiras. Neste mesmo dia você também pode tomar um banho de louro para atrair prosperidade. E as oferendas para Xangô são Amalá, Abara e Orobô.

"Basicamente, é o melhor banho para eliminar energias negativas. Sendo assim, ele serve para todos os itens acima e mais", conta Yara Vieira. Ademais, de acordo com a especialista em esoterismo do Astrocentro, existe um contexto cultural no banho de boldo para a umbanda.

Xangô

Xangô está relacionado à conquista da prosperidade financeira. Xangô é considerado “o orixá da justiça, mestre da sabedoria”, o cobrador de todas as dívidas, materiais e imateriais.

A Pedra de Xangô é um patrimônio cultural, geológico, simbólico, mítico da cidade de Salvador – Bahia. A palavra “Xangô” é um conceito polissêmico e abrange o termo nas nações Ketu, Angola e Jeje e, também, os outros nomes como é conhecido o rochedo.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. símbolos são a pedra do raio e o oxê -- machado duplo.

Alguns Exus de Xangô:
Exu Labareda, Exu Pedra Negra, Exu da Pedra Preta, Exu 7 Montanhas, Exu das Pedreiras, Exu do Fogo, Exu Pinga Fogo, Exu Brasa, Exu 7 Fagulhas, Exu Pedra do Fogo, Exu Corta-Fogo, Exu Pimenta, Exu 7 Pedreiras.

Incenso Taj Xangô aromatizante de ambiente, 7 varetas. - Sabedoria e Justiça; - Aroma: café, limão, manga, lírio. Composição: careta de bambu, pós de carvão e casca de coco, aglutinante Jigat e essência.

Ervas dos Orixás Oxalá:
Boldo, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, louro, algodão, rama de leite, manacá, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, manjerona, macaça, erva doce.

Aliás, é uma erva ligada ao planeta Sol e aos Orixás Oxalá, Oxóssi e Xangô. No uso ritualístico, o Alecrim atenua a característica agressiva de outras ervas como o Guiné e o Pinhão-Roxo, entre outras usadas em banhos e defumações.

É o orixá da fartura. As frutas são: mamão, laranja doce, maracujá doce.