Quais são as ervas de banho de Iansã?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 5 votos

Isto é o que as ervas na força de Iansã podem ajudar em sua vida. Banho com 7 ervas ligadas à energia espiritual de Tranformação, Movimento e Descarrego com um super mix de ervas selecionadas como: Capim Santo, Calêndula, Pitanga, Losna, Imburama, Picão Preto, e Cipó Prata.

Quem desejar agradar a deusa deve lhe ofertar cabras, abará e acarajé – bolinho feito de feijão fradinho e frito no azeite de dendê, conhecido em diversas regiões da África como áráká -. Outro alimento que pertence à orixá guerreira é o bolinho de fogo de Iansã.

Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

A espada-de-santa-bárbara, também conhecida como espada-de-iansã, é uma planta bastante cultivada. É uma daquelas plantas que sempre víamos na casa da avó. Antes, chamada de Sansevieria trifasciata 'Laurentii'… Zaidi teve seu nome científico mudado para Dracaena trifasciata.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Incenso Taj Sandalo - Caixa C/ 7 Und.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Basta amassar as folhas de morango ou romã na água e deixar descansar por algumas horas. Depois basta coar e aqueça a mistura até que ela esteja com uma temperatura agradável para a pele. Leve essa mistura para o banheiro, e depois de tomar seu banho higiênico, jogue o banho de Iansã no corpo, do pescoço para baixo.

Para se fazer um banho ferva 2 litros de água, adicione uma mão de ervas que você deseja e espere amornar e pode coar. Após o banho de higiene, jogue o banho de ervas sobre você, preferivelmente do pescoço para baixo.

Com a identificação do elemento principal, como “pedra” (Oxum) ou “pedreira” (Iansã), vamos localizando o campo de atuação: Pedra Preta (Oxum/Omulu), Pedra de Fogo (Oxum/Xangô) e Pedreira das Almas (Iansã/Obaluayê), Pedreira de Ferro (Iansã/Ogum), Pedreira de Ouro (Iansã/Oxum).

Saudação: "Epahei Oyá!". Cores: vermelho, branco, marrom e amarelo.

Temperamentais, brigam e explodem por qualquer coisa. Eles possuem personalidade forte e gênio difícil. Não possuem filtro e falam o que vêm à cabeça. Sua sorte é que as pessoas mais próximas não levam a sério suas explosões, chegando até a se divertirem com esse seu jeito sarcástico de dizer verdades ácidas.

Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de dialogar. Em estado normal é muito alegre e decidido. Questionado torna-se violento, partindo para a agressão, com berros, gritos e choro.

A vela e o copo de água podem ser colocados em qualquer lugar da casa, exceto no banheiro. Pode ser posicionado em uma mesa ou móvel, independente da altura, mas indicamos não colocar no chão. Não há obrigatoriedade de ser na altura da cabeça. Atenção: jamais acenda uma vela e deixe-a sem supervisão.

A espada-de-são-jorge e a lança-de-são-jorge, por levarem o mesmo nome, estão associadas à proteção das casas, enquanto a espada-de-santa-bárbara atua na proteção contra raios, trovões, tempestades e mau tempo. Na umbanda, representa a orixá Iansá, que também é conhecida pela garra e capacidade de reger espíritos.

Iansã é o orixá dos ventos, dos raios, das tempestades. É representada sob a forma de uma guerreira empunhando uma espada, sempre disposta a lutar por aquilo que considera justo. Sua cor é o Amarelo na Umbanda e o Vermelho no Candomblé.

Símbolos: iruquerê, espada de cobre.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Mais tipos de Iansã – Oyá: Akaran, Tiodô, Leié, Oniacará, Arira,Bagbure, Bamila, Gunán, Kedimolu, Kodun, Luo eró ossaim, Onisoni, Sinsirá, Sire, Yapopo, Petu, Biniká, Filiaba, Bagan, Seno.

Defensores dos filhos
Os filhos de Iansã são grandes defensores de seus filhos. Se alguém faz algo de mal contra um filho seu, ganha um inimigo eterno. Eles não medem esforços para defender suas crias, são muito apegados a elas e não poupam palavras para quem quer que seja!

O doce de leite é para Mamãe Iansã, para que nunca falte a fé nos corações, que é o alimento da alma.