Quais são as entidades da Quimbanda?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
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São espíritos de malandros, ciganas, pombagiras, escoras, associados a muita festa e boemia: seu Zé Pelintra, Maria Padilha, Zureta, Maria do Cáis, Sete En- cruzilhadas, Sete Caveiras, Exu Pimenta etc.

De acordo várias fontes, a feitura de exus e pombagiras é uma das características centrais da quimbanda atual. Isso implica a realização de sacrifícios animais para a produção de assentamentos que operam como vinculadores entre pessoas e entidades.

Na quimbanda esse povo emerge pela identificação de Caboclos quimbandeiros, ou Exus e Pombas-giras das matas. Também existem Caboclos que podem transitar entre os lados (direito e esquerdo), tal como, por exemplo, o Caboclo Arranca-Toco, Cobra-Coral e Treme-Terra.

Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros.

Pombagira: A Rainha da Quimbanda.

Os Exus, em geral, não são bons nem ruins, são apenas executores da Lei. Ogum, responsável pela execução da Lei, determina as execuções aos Exus. Além destes aspectos já abordados, vale à pena mencionar os diversos níveis vibracionais, onde os espíritos ligados à Terra, habitam.

Diferenças entre umbanda e quimbanda
Na umbanda, os espíritos incorporados por médiuns tem o objetivo de ajudar na evolução dos fiéis, enquanto na quimbanda querem "aproveitar": "muitos pedem um charuto, uma bebida, é como se ele tivessem a oportunidade de estar aqui", explica pai Sergio.

O quimbanda seria apenas o sacerdote ou o médico ritual. Em Lopes, kimbanda não aparece associada ao léxico Macumba. O autor chega a afirmar que “estranhamente, no Brasil, a quimbanda é tida como linha de prática maléfica” (LOPES, 2003, p.

[Brasil] [ Religião ] Praticante ou sacerdote da quimbanda.

A guia não é um simples colar. É um objeto de proteção que para surtir o efeito desejado deve ser consagrado por uma Entidade, ou através de rituais de consagração, quando o filho de fé passa por um processo de iniciação. Existem guias feitas de semente, madeira, osso, miçanga, porcelana, pedras, cristais ou plástico.

Quimbanda. Na Quimbanda os pontos riscados são sigilosos como assinaturas e estão conectados a um conjunto de ideias pelas quais os espíritos ou entidades se conectam ao nosso plano terreno.

Como já identificado nas pesquisas histórico-antropológicas os exus e as pomba-giras, “o povo da rua”, estão também presentes no Catimbó-Jurema, além da Umbanda e da Quimbanda.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Orixás e entidades da umbanda
Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã.

A direita tem ligação com afrente e acima por onde se recebe energias positivas. As entidades, guias, mentores, mestres, amigos, irmãos e familiares de alma que atuam a partir da esquerda são especialistas em tudo o que a esquerda representa.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

As Pombas Giras são entidades com apresentação feminina pertencentes tanto à Umbanda como à Quimbanda. Já em terra, dona Maria Padilha também saúda todas as pessoas presentes. Após a presença das duas maiores entidades da casa, os membros do Ilê também recebem seus respectivos Exus e Pombas Giras (Figura 5).

Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força.