Quais são as embalagens de longa vida?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

A embalagem longa-vida, também chamada de cartonada ou multicamadas, é composta de camadas de papel, polietileno de baixa densidade e alumínio.

As embalagens longa vida são formadas por car- tões multicamadas, também chamadas de emba- lagens cartonadas longa vida, muito utilizadas para preservar alimentos como leite, sucos, entre outros. Estas embalagens reúnem, em uma única emba- lagem, vários materiais: 75% papel, 20% de plás- tico e 5% alumínio.

Elas são bastante utilizadas, pois apresentam grandes vantagens, tais como: * Seu transporte é fácil e resulta em economia de combustível, pois são bastante leves, o volume que ocupam é pequeno e podem ser transportadas até as indústrias vazias, compactadas e na forma de bobinas; Não pare agora...

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que embalagens longa vida são 100% reaproveitáveis e devem ser descartadas no lixo reciclável!

A embalagem conectada permite que os produtores de alimentos e bebidas transformem suas embalagens em transmissores de dados em larga escala, oferecendo maior rastreabilidade e valor para cada parte interessada em toda a cadeia de valor.

Mais conhecidas como "longa vida", essas caixas são responsáveis pela ampliação da validade dos mais variados tipos de alimentos, o que inclui leites e sucos. Atualmente, elas são uma excelente alternativa para a diminuição do plástico, material bastante poluente.

Não reciclável: Espuma, Esponja de cozinha, Tomadas, Acrílico, Bandejas de plástico, Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho), Cabos de Panela, Isopor*. *O isopor pode sim ser reciclado, mas como a tecnologia necessária nesse processo é cara no Brasil, ele está lista de materiais não recicláveis.

Tipos de embalagem de acordo com o material

  • Embalagem de papelão. As embalagens de papelão são as mais utilizadas no mercado, e um dos principais motivos é a versatilidade do material. ...
  • Embalagem de madeira. ...
  • Embalagem de vidro. ...
  • Embalagem de plástico. ...
  • Embalagem de alumínio. ...
  • Embalagem de isopor. ...
  • Embalagem Tetra Pak.

A reciclagem dessas embalagens é uma grande aliada do meio ambiente, pois, através dela é possível diminuir o volume de materiais que são muito difíceis de sofrer degradação, ocasionando também uma grande economia de recursos naturais, já que as embalagens longa vida (cartonadas) são 100% recicláveis.

O ideal mesmo seria separar a caixas para doar à quem recolhe esse material e leva até os centros de reciclagem, ou levá-lo pessoalmente. Como isso nem sempre é possível, a lixeira mais indicada é a de papel.

O leite UHT (Ultra High Temperature), também conhecido como Longa Vida, é obtido pelo processo de Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. O Leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º, entre 2 e 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC.

O tratamento térmico ultra-alto usado na produção do leite longa vida mata todos os micro-organismos. Em seguida, o leite é acondicionado em uma embalagem asséptica que o protege da entrada de quaisquer micro-organismos, tornando-o seguro por meses sem necessidade de refrigeração.

A qualidade do leite longa vida pode ser comprovada por dentro e por fora: tão segura quanto o conteúdo é a embalagem do leite UHT. Ela é composta de seis camadas de diferentes materiais: plástico (polietileno), papel e alumínio. Cada um desses materiais tem uma função na proteção do alimento.

Lixeira amarela: Metais
Embalagens de produtos enlatados: latas de milho e molhos, latas de sucos, refrigerantes e cervejas, entre outros produtos, devem sempre ser higienizados para a reciclagem.

As embalagens longa vida deixam as fábricas da Tetra Pak na forma de bobinas, eliminando qualquer acréscimo de volume que espaços vazios poderiam produzir. Desta forma, o transporte até a indústria alimentícia é otimizado se comparado com o transporte de embalagens rígidas vazias.

Seis camadas formadas por papel-cartão, alumínio e polietileno dão corpo a uma das embalagens mais tradicionais do mercado: a longa vida. Criada na década de 1950 de forma pioneira pela Tetra Pak, essa combinação permite que o alimento dure mais tempo porque impede que o contato com luz, oxigênio e microrganismos.

Embalagem Multipack: Multipacks são embalagens (geralmente de papel e/ou plástico) que agrupam várias unidades de venda individuais (com código de barras próprio), e que foram concebidas para possibilitar a venda ao consumidor final.

poliestireno expandido

O EPS Isopor® é plástico sim, mas 98% ar
Atóxico e livre de gases CFC, o poliestireno expandido (nome técnico do EPS) compõe a família dos plásticos e é produzido a partir de pequenos grânulos à base de petróleo.

“Sempre no Amarelo” é a campanha que procura incentivar os portugueses a colocar as embalagens no local certo, porque, como afirma a responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, Ingrid Falcão, “todas as embalagens da Tetra Pak devem ser recicladas e colocadas no contentor amarelo, independentemente do ...