Quais são as duas tarefas básicas da administração financeira?

Perguntado por: nhipolito . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

São tarefas do administrador financeiro: 1) a estimativa do período de tempo em que a firma poderá dispor desses recursos monetários excedentes, e 2) a escolha dos projetos de investimento temporário, para os quais esses recursos poderão ser canalizados.

Entre as tarefas mais comuns do departamento financeiro estão a tesouraria, o controle das contas a pagar e a receber, a gestão dos impostos, a previsão de riscos, entre outras. São funções que concentram dados essenciais para as tomadas de decisão do empreendedor.

Dito da forma mais simples, administração financeira é a gestão dos recursos financeiros, pertencentes à empresa. Ela tem como objetivo deixar o negócio mais competitivo, com uma gestão eficiente desses recursos para maximizar a sua utilização.

Estas três áreas de administração financeira – orçamento de capital, estrutura de capital e administração do capital de giro – são muito amplas. Cada uma delas inclui uma variedade de tópicos.

A meta da administração financeira é a maximização da riqueza dos acionistas, que constitui algo mais amplo e profundo do que a maximização dos lucros.

Resposta verificada por especialistas. Gerar despesas não é um princípio para uma boa administração financeira, pelo contrário, um dos principais objetivos é controlar e reduzir as despesas, de forma a otimizar o uso dos recursos disponíveis e aumentar a lucratividade do negócio. A alternativa correta é a letra C.

Diante disso, conclui-se que a administração é responsável por direcionar os departamentos e portanto, a organização como um todo, sendo que as decisões tomadas em um setor refletem nos demais e consequentemente em todo conjunto, podendo contribuir para permanência ou falência do negócio no mercado.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

A Administração Financeira e Orçamentária é a disciplina que estuda a atividade financeira do Estado. As finanças do Estado estão diretamente ligadas ao compromisso do governante com a sociedade para a execução de políticas públicas, que se dá por meio do Orçamento Público.

As funções do departamento financeiro incluem: tesouraria, controle das contas a pagar e a receber, contabilidade, planejamento, gestão dos impostos, controle de riscos e divulgação de informações para os investidores. Veja a seguir os detalhes de cada uma dessas tarefas.

Quais são os processos financeiros de uma empresa
Comunicação financeira. Controle do fluxo de caixa. Controle patrimonial. Demonstração de resultados.

Na prática, significa adaptar o planejamento financeiro aos lucros obtidos. Exemplo: se uma determinada meta não for alcançada, é preciso fazer ajustes de rumo com relação aos investimentos, custos, despesas ou portfólio de mercadorias.

6 dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio

  1. Acompanhe diariamente o seu fluxo de caixa. ...
  2. Separe as finanças pessoais e da empresa. ...
  3. Fique atento aos gastos desnecessários. ...
  4. Entenda a diferença entre lucro e faturamento. ...
  5. Considere o uso de uma ferramenta de gestão. ...
  6. Faça análises de resultados.

Para resumir, confira abaixo quais são as principais atitudes que permeiam uma boa administração financeira: Controle dos recursos; Planejamento das finanças; Análise dos resultados financeiros.

Subdivisões da administração financeira

  1. Valor e orçamento de capital.
  2. Análise de retorno e risco financeiro.
  3. Análise da estrutura de capital financeira.
  4. Análise de financiamentos de longo prazo ou curto prazo.
  5. Administração de caixa ou caixa financeira.

O administrador financeiro pode ser um diretor, gerente ou apenas um controlador, mas cabe a esse profissional estar preocupado com a obtenção, a análise e o controle dos recursos financeiros, e dos resultados econômicos da empresa ou de uma de suas atividades.

7. Quais as duas principais atividades do administrador financeiro relacionadas com o balanço patrimonial da empresa? Tomada de decisões de investimentos (com os bens e direitos da empresa - Ativo) e financiamento (capital – Passivo e Patrimônio Líquido) 8.

6 características indispensáveis de um gestor financeiro

  1. Inteligência emocional. ...
  2. Grande capacidade analítica. ...
  3. Ser um líder nato, mas sempre justo com os funcionários. ...
  4. Ser um gestor financeiro que nunca fica parado. ...
  5. Ter disciplina e cumprir horários. ...
  6. Querer ir sempre além.

maximização e gestão de riscos. prudência e austeridade. apoio aos stakeholders e observação das leis. estudo de mercado e minimização da aversão ao risco.