Quais são as duas principais cidades da megalópole brasileira?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

É diante deste cenário mais amplo do território brasileiro, no espaço mais industrializado e denso da região concentrada, que se estabelecem as condições para a formação da primeira megalópole brasileira, que conecta as maiores metrópoles do país: São Paulo e Rio de Janeiro.

A capital paulista, por sua vez, é a única cidade brasileira a ser considerada uma megalópole.

Correspondem assim, aos centros mundiais urbanos, culturais, financeiros, econômicos, políticos e industriais de maior desenvolvimento do mundo. Além disso, geralmente apresentam elevada densidade populacional e qualidade de vida, por exemplo, Nova Iorque, Londres, Paris e Tóquio.

Os principais centros urbanos que formam essa megalópole são: São Paulo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Volta Redonda, Piracicaba, Santos, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Petrópolis e Niterói.

No Brasil, existe uma megalópole envolvendo uma grande área que vai da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, perpassando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a megalópole Rio-São Paulo é o lar de cerca de 42 milhões de pessoas, o que representa aproximadamente 23% do total da população brasileira.

O conceito de megacidade é similar ao de uma cidade global, visto que ambas são cidades que possuem mais de 10 milhões de habitantes e um crescente grau de urbanização e de desenvolvimento.

Essas cidades localizam-se sobretudo na Ásia, embora existam exemplos na África, América Central e América do Sul. A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que na década de 1950 era a maior aglomeração do planeta com 12 463 000 de habitantes.

As cinco maiores metrópoles brasileiras, levando em consideração a hierarquia urbana das cidades brasileiras estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), são:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Brasília;
  • Recife;
  • Belo Horizonte.

Megalópole Rio-São Paulo (também chamada Megalópole Brasileira e Megalópole do Sudeste Brasileiro) é o termo usado para se referir ao processo de conurbação existente entre o Complexo Metropolitano Expandido, no estado de São Paulo, e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Para as 15 metrópoles convergem 97 capitais regionais, 352 centros sub-regionais, 398 centros de zona e 4.037 centros locais.

Dados divulgados recentemente pelo IBGE revelam que a cidade mais populosa do País ultrapassou a marca dos 12 milhões de habitantes. Em um ano, o crescimento foi superior a 70 mil habitantes. Em média, a cada dia São Paulo recebe 193 novos habitantes.

Metrópoles globais
É o caso de Nova Iorque e sua bolsa de valores, que afeta toda a economia mundial, ou de Londres e sua influência política global. No Brasil, duas cidades são consideradas metrópoles globais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na pesquisa, São Paulo ocupa isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do País, como grande metrópole nacional. O instituto lembrou que esse centro urbano tem arranjo populacional de 21,5 milhões de habitantes em 2018 e representava 17,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016.

As metrópoles são grandes cidades que exercem vasta influência em termos políticos, econômicos e culturais. Elas apresentam singularidades complexas, mas, no geral, concentram grandes volumes de populações e serviços. São exemplos de tipologias de metrópoles: metrópole global, metrópole nacional e metrópole regional.

O termo megalópole se aplica há um conjunto de regiões metropolitanas, cujo crescimento urbano acelerado leva o contato da área de influência de umas com as outras. Em outras palavras, as megalópoles são formadas pela conurbação de cidades populosas e com alto nível de urbanização.

Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão. Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

Resposta. A maior megalópole da América latina é São Paulo. Fica no brasil e tem as maiores fábricas e montadoras que o país possui, junto com o Rio. A sua economia é quase totalmente baseada nas indústrias e no setor terciário.