Quais são as duas funções da contabilidade?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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A Contabilidade possui duas funções básicas: administrativa e econômica.

A principal função administrativa da Contabilidade é controlar o patrimônio da organização. Para os estudiosos no assunto, Património significa o conjunto de bens, direitos e obrigações suscetíveis de avaliação econômica, os quais são vinculados a uma entidade ou pessoa física.

São consideradas como funções da contabilidade em uma empresa, exceto:a) Registrar as movimentações econômico-financeiras. b) Elaborar demonstrativos financeiros para tomada de decisões. c) Decidir entre as opções de investimento para a empresa. d) Manter a guarda os registros das movimentações econômico-financeiras.

Os 6 princípios da contabilidade

  • Princípio da Entidade.
  • Princípio da Continuidade.
  • Princípio da Oportunidade.
  • Princípio do Registro pelo Valor Original.
  • Princípio da Competência.
  • Princípio da Prudência.

A Contabilidade é uma ciência social que através da execução de serviços técnicos, ou seja, controla, organiza, estuda e avalia o patrimônio de uma entidade (física ou jurídica) permanentemente. Um dos objetivos da Contabilidade é gerar informações para a tomada de decisões, conhecida como Contabilidade Gerencial.

O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

A Seção de Contabilidade é responsável por registrar, analisar, controlar e evidenciar os atos e fatos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

Os Pilares atuais da Contabilidade

  • ENTIDADE.
  • CONTINUIDADE.
  • OPORTUNIDADE.
  • REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL.
  • COMPETÊNCIA.
  • PRUDÊNCIA.

É o contador, também, o responsável pelas rotinas contábeis de qualquer empresa com exceção de MEI (Micro empreendedor individual) por elaborar balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento e balancetes mensais. Enfim, é fundamental para a boa gestão de seu negócio.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Planejamento das despesas
A contabilidade é essencial para a organização da situação financeira de uma empresa, pois ela realiza um planejamento com todas as etapas necessárias, levando em conta um determinado modelo de negócio para que assim consiga oferecer os resultados esperados.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.