Quais são as duas etapas do ensino?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

No Brasil, a educação escolar é dividida em dois níveis — básica e superior. Nesse post, vamos focar na educação básica e suas fases. Vamos explicar como funciona cada etapa e abordaremos a importância de cada uma delas.

21. A educação escolar compõe-se de: I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior.

1. Educação formal

  • Pré-escola ou Educação Infantil.
  • Ensino Fundamental.
  • Ensino Médio.
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Ensino Técnico.
  • Ensino Superior.
  • Pós-Graduação: Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado.

O Sistema Etapa é um sistema de ensino que atende escolas privadas de todo o Brasil, por meio do fornecimento de material didático impresso e digital para o ensino básico - da Educação Infantil ao Ensino Médio - e serviços exclusivos.

O Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica, é composto pelos anos iniciais (faixa etária de 6 a 10 anos) e pelos anos finais (faixa etária de 11 a 14 anos).

O Ensino Fundamental na rede estadual de ensino é dividido em dois ciclos: Anos Iniciais, que corresponde às classes do 1º ao 5º ano, e os Anos Finais, do 6º ao 9º ano.

Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

De acordo com a LDB Nº 9394/96, a educação brasileira está composta por dois níveis e sete modalidades de ensino. Dentre os níveis, encontram-se a educação básica e a educação superior e suas subdivisões, nas modalidades estão aquelas que contemplam um público específico, que não se encaixa no modelo padrão.

Como as modalidades de ensino se dividem e quais suas características?

  • Presencial. ...
  • Educação a distância (EaD) ...
  • Semipresencial ou híbrido. ...
  • Ensino presencial. ...
  • Educação a distância. ...
  • Ensino híbrido.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), a educação brasileira está composta por dois níveis e sete modalidades de ensino.

MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
As três etapas do nível da Educação Básica, que correspondem a diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional são: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Sistema Etapa de Ensino tem sua marca reconhecida como uma das maiores referências em formação acadêmica e ensino forte, desde a Educação Infantil até o Ensino Pré-Vestibular. De um modo geral, quando o assunto é Sistema de Ensino, as dúvidas e curiosidades são muito frequentes: Qual é o principal foco de formação?

O ensino médio é a última etapa da educação básica brasileira, e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, deve ser universalizado.

Destacamos, neste especial, cinco métodos aplicados em escolas brasileiras: Montessori, Waldorf, Freinet, Construtivista e Tradicional.

Método Tradicional
Entre os métodos de ensino mais utilizados no Brasil está o tradicional. Certamente é o que a maioria dos brasileiros conhece. Nele, o professor está no centro, com o conhecimento. É ele o responsável por compartilhar aquilo que aprendeu com o aluno.

O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”, dizia Freire.

A organização do Sistema Educacional Brasileiro ocorre por meio dos sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

O Novo Ensino Médio conta com cinco itinerários formativos, sendo que quatro conjuntos estão ligados às quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Já o quinto grupo está relacionado à formação técnica e profissional.