Quais são as duas Classificação de microrganismos?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Eles são os responsáveis pelas doenças transmitidas por alimentos (DTA's), como a Salmonella sp — encontrada em ovos e carnes. Já os não patogênicos possuem a capacidade de alterar as características dos alimentos.

Microrganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio.

Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.

As bactérias são classificadas de acordo com o formato da célula; os três principais grupos são: cocos, bacilos e espiroquetas. Os primeiros são arredondados — formato de 'bolinha' —, o segundo grupo possui forma de bastão e o terceiro grupo é composto por células espiraladas.

Os tipos de agentes patogênicos
Como citado anteriormente, os microrganismos patogênicos mais comuns, que podem ocasionar doenças (decorrentes de infecções e intoxicações) são as bactérias, os fungos e os vírus.

Vírus, protozoários, bactérias e fungos são microrganismos, também conhecidos como micróbios, que fazem parte da rotina dos seres humanos, e embora não sejam visíveis a olho nu, estão em todas as partes do planeta.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Os microrganismos são organismos microscópicos, impossível de serem observados a olho nu (vírus 1nn, bactérias 1µm, e fungos 100µm de diâmetro). Embora, alguns, em determinadas fases de seu crescimento atingem tamanho macroscópicos, a exemplo dos fungos conhecidos como cogumelos, que chega a formar um falso tecido.

Qual é a função dos microrganismos? Em geral, os microrganismos são os seres que dão vida ao solo, realizando decomposições de matéria orgânica e transformando essa matéria em compostos inorgânicos, que poderão ser utilizados pelas plantas.

Os microrganismos são seres formados por apenas uma célula, ou que sejam muito pequenos, invisíveis ao olho humano e, por isso, somente podem ser visualizados com o auxílio do microscópio, que é um aparelho de alta precisão, capaz de ampliar inúmeras vezes uma determinada imagem.

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu.

Atualmente, existe a possibilidade dos reinos serem agrupados no táxon Domínio ou Super Reino e este último, fazer parte do Super Domínio. O Super Domínio é um tipo de classificação que divide os seres em Biota (seres vivos) e Abiota (organismos que não são considerados seres vivos, como os vírus).

Além disso, Linnaeus estabeleceu um sistema hierárquico de táxons: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie, os quais detalharemos mais adiante.

Esta instrução agrupa os microrganismos em classes de 1 a 4, sendo a classe 1 a de menor risco e a classe 4 a de maior risco. O risco individual e para a comunidade é ausente ou muito baixo, ou seja, são microrganismos que têm baixa probabilidade de provocar infecções no homem ou em animais.

Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillus subtilis. Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade):

CLASSE DE RISCO 1 AGENTES : Agentes não incluídos nas classes de risco 2, 3 e 4 e que comprovadamente não causam doença no homem ou em animais.

Os seres vivos podem ser divididos em dois grandes grupos de acordo com sua organização celular: procariontes e eucariontes. Os procariontes, maioria dos microrganismos estão nesse grupo, apresentam organização mais simples e os eucariontes são seres mais complexos e com núcleo celular bem definido.