Quais são as drogas consideradas antidepressivas?

Perguntado por: vmesquita . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Classes dos Antidepressivos

  • REPRESENTANTES: Fluoxetina, sertralina, citalopram, paroxetina, fluvoxamina e escitalopram.
  • REPRESENTANTES: Venlafaxina, desvenlafaxina, duloxetina, levomilnaciprana e milnaciprana.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Os antidepressivos subdividem-se em 4 classes: Inibidores da Monoaminooxidase (iMAO), Antidepressivos Tricíclicos (ADT), Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS) e Atípicos.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Conforme mencionamos acima, o clonazepam pertence ao grupo dos benzodiazepínicos e é um remédio ansiolítico, atuando no sistema nervoso central e tendo um poder sedativo. Ele é prescrito e indicado para tratamentos de distúrbios de ansiedade como síndrome do pânico, ansiedade generalizada e ansiedade social.

Do ponto de vista farmacológico, o alvo da medicação BUPROPIONA (Wellbutrin) é o sistema de dopamina. Realmente dá melhor ânimo, energia, disposição e capacidade de enfrentamento.

As drogas depressoras acarretam a diminuição do funcionamento do Sistema Nervoso Central, onde as atividades cerebrais ficam mais lentificadas. Os depressores possuem origens distintas, podendo ser naturais, sintéticas ou semi-sintéticas. Algumas delas como os benzodiazepínicos possuem efeitos terapêuticos.

Antidepressivos mais modernos

  • Inibidores de recaptação de noradrenalina-dopamina (por exemplo, a bupropiona)
  • Moduladores de serotonina (como mirtazapina e trazodona)
  • Inibidores de recaptação de serotonina-noradrenalina (como venlafaxina e duloxetina)

Quais são os antidepressivos fitoterápicos mais usados?

  • – Erva de São João/Hipericão/Hypericum perforatum) ...
  • – Açafrão. ...
  • – Passiflora (Passiflora incarnata) ...
  • – Valeriana (Valeriana officinalis)

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Os ansiolíticos são fármacos utilizados no tratamento de distúrbios causados pela ansiedade e os antidepressivos são fármacos capazes de elevar o humor.

Para que é indicado o Diazepam? Como mencionamos anteriormente, o Diazepam é um ansiolítico que permite amenizar os sintomas da ansiedade. Ele também atua como anticonvulsivo, prevenindo convulsões e participando de tratamentos de condições neurológicas.

As propriedades desses remédios são calmantes, relaxantes, sedativas e até mesmo ansiolíticas. Por conta destas características, o Zolpidem só pode ser utilizado com orientação médica. Então, o Zolpidem é indicado para pessoas com insônia ocasional, transitória ou crônica.

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

Rivotril (clonazepam) é uma medicação da classe dos benzodiazepinicos, podendo causar dependência a longo prazo. Isso depende da quantia usada e por quanto tempo. Já a Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, com forma de ação diferente do Clonazepam e que não causa dependência. Espero ter ajudado!

O clonazepam tende a ser ligeiramente menos sedativo que o diazepam, que por sua vez tem um tempo de ação no organismo muito mais longo que o clonazepam.