Quais são as doenças transmitidas pela pulga?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Conheça algumas doenças que podem se proliferar pela falta de controle de pulgas

  • Peste Bubônica. A doença mais conhecida transmitida pela pulga é a peste bubônica. ...
  • Tifo Murino. A tifo murino também é doença que pode ser transmitida por pulgas. ...
  • Doença da arranhadura do gato. ...
  • Tênia Canina. ...
  • Dermatite e alergias.

A picada de pulga em humanos faz com que a pele coce muito e ao redor da picada pode ficar dolorido. Você também pode ter erupções na pele perto do local da picadas de pulgas. Dê uma boa olhada nas mordidas das pulgas em busca de sinais de infecção, como bolhas ou erupções cutâneas.

Produtos como o Herbalvet e Hysteril são alguns exemplos de produtos fundamentais para acabar com a infestação e evitar que o ciclo da pulga ocorra no ambiente. Além disso, a higienização com K-Othrine e água sanitária pode colaborar com a eliminação dos parasitas.

Remédio para pulga: confira 8 opções

  • Remédio NexGard. ...
  • Bravecto cães. ...
  • Advocate. ...
  • Simparic. ...
  • Coleira antipulgas. ...
  • Revolution, remédio para pulga “pour on” ...
  • Vinagre pode ser remédio para pulga cachorro. ...
  • Receita caseira: Frutas cítricas.

Limpe e aspire todos os lugares
O aspirador de pó vai ser um grande aliado em como eliminar pulgas no ambiente. Aspire todos os cantos, especialmente os que acumulam mais poeira e os locais que têm maior passagem de pessoas e animais. Lembre-se de limpar o aspirador no final do processo.

Uma ótima solução caseira é a mistura de 500ml de vinagre de maçã com 250 ml de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque a mistura em um borrifador e capriche na faxina.

Caso haja poucas pulgas, você poderá espremê-las com a unha para matá-las. Porém, se existem muitas pulgas, significa que elas já se reproduziram e você deverá tomar rapidamente medidas para eliminá-las.

Ela suga o sangue do hospedeiro ou se alimenta de resíduos do ambiente externo para adquirir o sangue. Caso esteja em casa ou na natureza, a pulga pode viver, no mínimo, dois meses e, no máximo, um ano e meio.

As pulgas adoram ficar escondidas em lugares abafados e de difícil acesso, então dê atenção especial a almofadas, sofás, poltronas e camas, principalmente nos cantinhos mais escondidos. Higienize tudo, não esqueça de caprichar na caminha do pet, claro, e utilize uma solução em spray para garantir melhor eficácia.

Como as pulgas não apreciam o odor dos cítricos, o uso de limão, lima, laranja ou outra fruta cítrica também servem para mantê-las longe. Ferva um litro de água e adicione umas rodelas de limão. Deixe esfriar durante a noite e no dia seguinte coloque a água por todo o corpo do cachorro, evitando o focinho e os olhos.

O vinagre de maçã também é um bom repelente contra pulgas. Pode ser pulverizado em seu animal e em seu ambiente para evitar uma infestação de pulgas. Em um frasco de spray limpo, misture metade de vinagre de cidra e metade de água e borrife no seu animal de estimação.

Misture 2 xícaras de vinagre de maçã com 1 xícara de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Encha em um frasco de spray e espirre um pouco apenas sobre a área afetada, no máximo duas borrifadas.

O que não pode é espremer qualquer um desses parasitas com as mãos, pois pode ocorrer a transmissão de patógenos. Vale ressaltar que a informação de que se as fêmeas de carrapatos forem esmagadas seus ovos se espalharão no ambiente é pura lenda.

Ao chegar no local, retire o lençol e veja se há manchas escuras arredondadas ou pontinhos pretos no colchão. Se tiver, são as fezes do percevejo. Se tiver, percevejo, não durma na cama. Outra dica é não colocar a mala sobre a cama para evitar o inseto entre nelas.

Como saber se tem pulgas em ambientes sem animais domésticos
Sabe quando aparecem diversos pontinhos vermelhos pelo corpo, especialmente nas pernas e na barriga? Pois esse é um sinal de ataque de pulga. As lesões são protuberantes e causam uma coceira intensa.

Os ovos de pulgas medem cerca de 0,4mm, variando da cor branca à transparente e parecem com um grão de sal. Diferente de outros insetos, os ovos das pulgas não grudam no hospedeiro (cachorros ou gatos) e logo caem no ambiente onde o hospedeiro mais circula.

Inclusive uma dica bastante difundida na rede para matar as pulgas e carrapatos do seu amigo peludo é justamente aplicar o detergente na pele do animal, espalhar bem e deixar agir por uns 10 minutos. Depois é só repetir a operação para se ver livre desses probleminhas. O mesmo vale para humanos.

As pulgas não gostam de locais iluminados e por isso normalmente ficam dentro de frestas de móveis e embaixo de tapetes. Dentro de uma semana, essas larvas se tornam pupas e ficam dentro de um casulo.

Os inimigos naturais dos pulgões incluem tanto insetos predadores como as joaninhas, larvas de moscas, meurópteros e vespas parasitóides, entre outros, que podemos chamar de Fatores Bióticos de mortalidade.

A pulga dos ratos (Xenopsylla cheopis) é a mais perigosa para o homem, sendo um dos vetores da peste bubônica ou peste negra.

Existem espécies de pulgas que penetram na pele e causam o que conhecemos como bicho-de-pé. Então o bicho-de-pé é causado por pulga? Sim, é causado por uma espécie de pulga que penetra na pele, não só no pé, mas também na orelha, nas costas e em outras partes do corpo.