Quais são as doenças que podem causar insônia?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Além disso, há doenças que podem desencadear ou agravar os episódios de Insônia, como a Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHO), Depressão, Transtorno de Ansiedade, Fibromialgia e doenças da glândula tireoide, por exemplo.

1- Você precisa entender que o sono está diretamente ligado ao cérebro e o médico especialista em cérebro é o neurologista. Portanto, quem entende de sono não é endocrinologista, ginecologista ou o pediatra dos seus filhos, é o neurologista. 2- Entender que está tudo bem de de você passar com um neurologista.

Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo. O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.

Depressão, ansiedade, estresses, mania ou hipomania, causas ambientais, barulho, jet lag, sesta durante o dia, trabalho noturno, alimentação e/ou exercício antes de dormir, consumo de álcool ou de cafeína.

Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a dormir bem a noite toda.

  1. 1 - Evite telas e luzes. Evitar luzes é muito importante para que o corpo entenda que é hora de descansar. ...
  2. 2 - Prepare o ambiente. ...
  3. 3 - Evite a ingestão de líquidos perto da hora de dormir. ...
  4. 4 - Pratique um esporte. ...
  5. 5 - Evite distrações antes de dormir.

Frutas que ajudam no sono

  • Maracujá Além de ser rico em vitaminas do complexo B, o suco de maracujá tem efeito calmante, ajuda o sistema nervoso a relaxar, combate a ansiedade, irritabilidade e insônia. ...
  • Banana. ...
  • Amêndoas. ...
  • Cereja. ...
  • Nozes. ...
  • Uvas. ...
  • Goji Berry. ...
  • Tomate.

“Lançaremos no início do ano o Prysma®, que inaugura a 1ª categoria da Anvisa como inovador diverso e é o único da 3ª geração de indutores do sono no Brasil, oferecendo aos médicos e seus pacientes uma opção para até 8 horas de sono que não causa dependência e com menos efeitos colaterais que os benzodiazepínicos”, ...

Localizado no antebraço, entre os tendões e aproximadamente 3 dedos de distância do punho, está o ponto P6, que auxilia em problemas de insônia. Você deve pressioná-lo durante 5 minutos antes de dormir.

Problemas hormonais
Além disso, desequilíbrios na produção de melatonina, cortisol, TSH, T4 livre, adrenalina, noradrenalina e GH também têm relação com a ocorrência de insônia.

Sem o descanso noturno, o corpo libera menor quantidade de interleucinas, substâncias que agem contra vírus e bactérias. Também pode desencadear depressão, doenças cardíacas, derrame e, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, alguns tipos de tumor.

O uso prolongado do zolpidem não é recomendado e a duração do tratamento, deve ser a menor possível, e assim como com todos os hipnóticos, não deve ultrapassar 4 semanas .

Vemos também que uma das causas frequentes de insônia é o despertar da mediunidade. Durante o entorpecimento natural do sono, quando o espírito começa a se despreender do corpo físico como faz toda noite, esses médiuns novatos começam a ver o ambiente espiritual da casa.

Estabeleça uma rotina de sono - procure deitar e levantar sempre em um mesmo horário, todos os dias. Isso é importante, pois fará com que o seu corpo crie uma rotina. Evite aparelhos eletrônicos - ficar no celular, computador ou assistir televisão antes de dormir não é recomendado.

Insônia crônica requer avaliação profissional. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos.

6 Chás para Você Dormir Melhor

  • Camomila. Durante anos, o chá de camomila foi usado como um remédio natural para reduzir a inflamação e ansiedade e tratar a insônia. ...
  • Raiz valeriana. ...
  • Lavanda. ...
  • Erva-cidreira. ...
  • Passiflora. ...
  • Casca de magnólia.

Literalmente o cérebro está sob tanta pressão que ele não consegue permanecer dormindo. Esse é o motivo pelo qual é tão importante desacelerar antes de ir para a cama, usando técnicas de relaxamento como a meditação ou a manutenção de um diário de preocupações, que ajude a tirar o motivo do estresse da cabeça.

Você pode estar conseguindo dormir rápido até por cansaço físico, mas acordar várias vezes durante a noite pode significar níveis elevados de estresse ou que o sono não está tão tranquilo quanto deveria, ou seja, sua mente continua funcionando.

Banana com aveia e mel
Por isso, ingerir a banana com aveia e mel também pode ser uma excelente opção para um lanche da noite, já que a aveia dará a sustância e o mel energia, sendo uma porção muito completa para se ingerir antes de dormir.

A maçã à noite é bom porque ajuda a dormir melhor, visto que a fruta possui propriedades que regulam hormônios que em excesso atrapalham o sono, como o cortisol. "O ideal é comer até uma hora antes de deitar, a fim de evitar desconfortos gástricos e azia", ressalta Giovana Canno.

Existem alguns relaxantes musculares que podem causar sonolência diurna.
...
Dentre eles, podemos citar:

  • Ciclobenzaprina (Miosan®, Musculare®, etc.);
  • Carisoprodol (Mionevrix®, Mioflex®);
  • Orfenadrina (Dorflex®).