Quais são as doenças que mais matam no Brasil?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las

  1. 1 – Doenças Cardiovasculares. ...
  2. 2 – Câncer. ...
  3. 3 – Pneumonia e outras Doenças Respiratórias. ...
  4. 4 – Diabetes e outras Doenças Endócrinas e Metabólicas. ...
  5. 5 – Doenças associadas ao Fígado e ao Aparelho Digestivo.

Conheça agora as doenças que mais matam no país e quais são as medidas necessárias para preveni-las.

  1. 1 – Doenças Cardiovasculares. ...
  2. 2 – Câncer. ...
  3. 3 – Pneumonia e outras Doenças Respiratórias. ...
  4. 4 – Diabetes e outras Doenças Endócrinas e Metabólicas. ...
  5. 5 – Doenças associadas ao Fígado e ao Aparelho Digestivo.

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.

Porém, mesmo com todas as conquistas da ciência, algumas enfermidades permanecem sem cura conhecida, como acontece com o lúpus, o Alzheimer e a fibromialgia. Nesses casos, existem tratamentos qualificados e prolongados que podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

1. Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Mais de 1.100 pessoas morrem por dia por doenças cardiovasculares, problemas do coração e da circulação. Isso significa que cerca de 46 pessoas morrem por hora, e uma pessoa morre a cada 1,5 minuto. Só em 2022, são mais 190 mil pessoas vítimas de paradas cardiorrespiratórias.

De acordo com dados do Datasus, entre 2008 e 2017, ano dos últimos dados consolidados, o Brasil registrou 63.712 óbitos por complicações decorrentes da desnutrição. Isso representa uma média de 6.371 mortes por ano e 17 mortes por dia.

AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Alienação mental. Cardiopatia grave. Cegueira (inclusive monocular).

8 doenças silenciosas que precisam de atenção redobrada

  1. Hipertensão. A hipertensão, também conhecida como pressão alta, atinge 33% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). ...
  2. Osteoporose. ...
  3. Diabetes. ...
  4. Aids. ...
  5. Disfunções na tireoide. ...
  6. Glaucoma. ...
  7. HPV. ...
  8. Depressão.

De acordo com a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofrem de depressão – um total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

O primeiro registro que se tem sobre uma doença data de 1350 antes de Cristo. É a lepra! No Brasil, também é chamada de hanseníase.

São consideradas doenças graves e terminais aquelas que a legislação determina e que estão relacionadas no artigo 1º da lei nº 11.052/04, ou seja, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de ...

Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas. Conforme o bebê desce pelo canal de parto, no final da dilatação (de 7 a 10 cm), a cabeça do bebê começa a distender o canal de parto.

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez... Tome consciência, ame e respeite as mulheres do amor.

Estudos1,2,3,4 que analisam a tolerância entre homens e mulheres indicam que estas são mais sensíveis à dor. Além disso, o sexo feminino está mais sujeito a sofrer com condições que provocam dores crônicas.

1. Câncer de pulmão. De acordo com a OMS, 1,8 milhão de pessoas morreram em 2020 de câncer de pulmão.

Para saber se está bem de saúde é importante consultar o médico de forma regular para que se possam ser solicitados e realizados exames que indicam como está a saúde, como por exemplo a medição da pressão arterial, concentração de açúcar no sangue e realização de exame de urina.

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

A insensibilidade congênita à dor ou analgesia congênita é uma condição genética que faz com a pessoa não seja capaz de experimentar a dor física.