Quais são às doenças que causam íngua?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Qualquer tipo de infecção provoca uma íngua, e algumas das mais comuns são resfriados, gripes, otite, sinusite, faringite ou qualquer tipo de virose, como Zika ou dengue, por exemplo, que causam gânglios no pescoço, nuca, mandíbula ou atrás da orelha.

O aumento de volume dos linfonodos, chamado no meio médico de linfonodomegalia, é conhecido popularmente como íngua. Consiste no aumento dos linfonodos dessa região, o que é causado por quadros como inflamações e infecções, que fazem com que essas estruturas trabalhem mais e, com isso, fiquem maiores do que o normal.

Algumas infecções sexualmente transmissíveis causam caroços na virilha. Entre as mais comuns, estão: herpes genital, clamídia, gonorreia e sífilis.

Ínguas, que são caroços no corpo, podem ser sinal de infecção ou até câncer.

O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos que podem ser confundidos com uma íngua inflamatória. Os tumores podem atingir todas ou apenas uma das glândulas linfáticas ou se espalhar por todo o corpo.

O câncer é uma causa mais rara dos linfonodos, que podem surgir em qualquer lugar do corpo e têm um aspecto mais endurecido, que não somem após 1 ou 2 meses e não param de crescer. Qualquer tipo de câncer pode causar ínguas, mas alguns mais característicos são o linfoma, câncer de mama e câncer de pulmão, por exemplo.

Ínguas benignas e malignas
Quando está associada a um quadro de câncer, ou seja, íngua maligna ou linfoma, elas aumentam, são bastante rígidas e múltiplas, além de estarem associadas a diversos outros sintomas, como febre, vômitos, sudorese. O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos.

Não há remédios específicos para tratar a íngua. Repouso e hidratação são essenciais para amenizar o quadro de infecção.

Probenxil Gel 11,6mg/g Antiinflamatório Tópico Com 60g.

Ter vários gânglios aumentados pelo corpo, aumenta as chances de ser uma leucemia, sarcoidose, lúpus eritematoso sistêmico, reações a drogas, e em algumas infecções.

Mas, existem algumas características que diferenciam um aumento benigno de um maligno. Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

O câncer nos linfonodos, conhecido como linfoma, pode ser outra causa para caroços na virilha. A diferença é que, apesar do inchaço, não costuma haver dor e nem vermelhidão. Se observa apenas que essa região ficou endurecida e irregular.

Como identificar um possível câncer de pele na virilha? Na grande maioria dos casos, eles ocorrem na região da virilha e em comum há alguns sinais. A exemplo, podemos citar: manchas vermelhas, marrons, castanhos, brancas ou até azuladas seguida de coceira e dor. Mas, a depender do estágio, pode chegar a sangrar.

Conheça os sintomas mais comuns das doenças sexualmente transmissíveis

  1. Dor e ardência ao urinar. Embora sejam sintomas mais comuns de uma infecção urinária, pode ser de uma DST. ...
  2. Secreção e cheiro desagradável. ...
  3. Coceira e vermelhidão no pênis. ...
  4. Feridas no pênis. ...
  5. Mal estar, perda de peso e feridas na boca.

Quando procurar o médico Infectologista por causa de linfadenopatia: Gânglio aumentados que não melhora com o tempo, Gânglios aumentados que não tenham uma causa muito bem identificada (como no pescoço em vigência de uma infecção de garganta ou de ouvido, por exemplo). Gânglios aumentados muito duros.

Nesse caso, os glóbulos brancos proliferam desordenadamente, gerando o crescimento anormal que forma as chamadas ínguas. Em geral, os linfonodos infecciosos são dolorosos, ao contrário daqueles presentes nos linfomas, que se apresentam como caroços indolores.

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

aumento dos linfonodos (gânglios); febre, coceira na pele; perda de peso sem motivo aparente.