Quais são as doenças que afetam a mama?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Quais são as principais doenças da mama?

  1. Dores não cíclicas nas mamas. Grande parte das mulheres enfrenta dores cíclicas nas mamas. ...
  2. Cistos mamários. Muitas mulheres não sabem a diferença entre cistos e nódulos. ...
  3. Fibrose. ...
  4. Adenose. ...
  5. Fibroadenoma. ...
  6. Mastite. ...
  7. Afecção funcional benigna das mamas (AFBM) ...
  8. Hiperplasia mamária.

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.

Fibrose nas mamas? A fibrose nas mamas no pós-operatório de mamoplastia e mastopexia é mais rara, mas pode ocorrer durante o processo de cicatrização. Isso ocorre por decorrência de gordura necrótica e restos celulares na região onde foi realizado o procedimento cirúrgico.

Secreção pelo mamilo; Em alguns casos, podem ser notados sinais de fadiga e sinais similares a de uma gripe; Inchaço dos linfonodos na região da axila.

Por isso, se a dor ou o desconforto na mama permanecer por mais de 15 dias ou se não estiver relacionada com a menstruação ou a menopausa, é importante que a mulher procure um médico ginecologista ou mastologista para uma avaliação, e se preciso, realizar exames.

Também chamada de Mastite Granulomatosa Idiopática, é uma doença crônica benigna da mama de origem desconhecida. Nela observa-se um processo inflamatório em torno do tecido glandular, sem a presença de infecção específica, trauma ou corpo estranho. Em geral ocorre em mulheres entre 20 e 50 anos de idade.

A involuçäo da mama é um processo normal do envelhecimento e começa já aos 30-35 anos. A atrofia é gradual, vai ocorrendo a deposiçäo de gordura que torna a mama mais radiotransparente, pela baixa densidade do parênquima mamário e isso contribui para um mais baixo risco de câncer.

Os microcistos correspondem a lesões muito pequenas, com menos de meio centímetro de diâmetro. Como mencionei antes, são os mais comuns e não podem ser percebidos na palpação. Significa que eles só são identificados em testes de diagnóstico por imagem. São exemplos o ultrassom de mamas e a mamografia.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Como a mulher pode perceber a doença? O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.

Por exemplo:

  • Retração na pele da mama;
  • Mudança no formato do mamilo;
  • Pele da mama avermelhada;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos, que pode ser até mesmo sangue;
  • Presença de nódulo na mama, geralmente indolor;
  • Muita coceira na mama ou no mamilo.

Quais são os riscos da mama densa para a saúde? A mama densa pode ser perigosa para a saúde e apresentar um maior risco para o câncer de mama. Segundo Silvio, “quem tem uma mama muito densa pode ter de quatro a seis vezes mais risco de desenvolver uma doença mamária do que quem não tem.

Alterações fibrocísticas da mama (anteriormente chamadas de doença fibrocística da mama) incluem dor na mama, cistos e nódulos que não são decorrentes do câncer. e Nódulos na mama. Um nódulo pode ser descoberto pela mulher ou durante um exame físico de rotina... leia mais ).

Os fibroadenomas mamários são tumores, mas são considerados pela ciência como benignos. Eles também são bastante comuns, e atingem pelo menos 10% das mulheres em idade reprodutiva. A maioria das mulheres com fibroadenomas são jovens, com menos de 30 anos.

Diferente das glândulas mamárias, que são sentidas como “teias conectadas”, os nódulos são sentidos um por vez, sendo mais sólidos e menos macios. Além disso, possuem bordas irregulares e indolores, causando sensibilidade apenas em alguns casos. Nódulos são um dos principais sintomas de câncer de mama.

O abscesso mamário é uma infecção com saída de pus da mama. Já o abscesso mamário não-lactacional é um abcesso da mama que ocorre em uma mulher que não está grávida ou amamentação. Os dois podem ser divididos em dois grupos amplos: periféricos (longe da aréola) ou areolar (perto ou atrás do complexo aréolo-mamilar).

Segundo a Dra.Tarnara, esse desconforto é um alerta. A dor constante no bico do peito não é normal e deve ser investigada. Porém, na maior parte das vezes, está relacionada ao período menstrual ou ao estímulo local, por exemplo, não tendo relação com malignidade.