Quais são as doenças que a formiga transmite?

Perguntado por: ffrutuoso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.

- Existem formigas venenosas? Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).

Quando pensamos em insetos nojentos nossa mente teima em evocar baratas, mas existe outro inseto muito comum que podem carregar mais micro-organismos contaminados do que as tão temidas baratas: as formigas!

Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.

formiga cortadeira

Apesar do tamanho, a formiga cortadeira é o inseto mais venenoso do mundo, mas não representa qualquer ameaça para os seres humanos. A espécie pode ser encontrada em todas as regiões dos Estados Unidos e seu veneno é cerca de 25 vezes mais forte do que o da abelha.

Elas surgem principalmente no verão e são atraídas por açúcares, carnes, mel e outros alimentos comuns na cozinha. Mesmo mantendo a casa limpa, as formigas aparecem e invadem armários, pias, prateleiras, lixeiras e etc. Quando não é dentro, estão na parte de fora da casa.

Use substâncias naturais com cheiros que repelem as formigas. Posicione estrategicamente cascas de limão ou laranja, pimenta-caiena, cravo, canela, louro, óleo de hortelã-pimenta, borra de café usado. Pulverize ou espalhe com um pano suco de limão ou vinagre branco puro, ao redor de janelas e portas.

Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).

Grande parte das formigas são onívoras, isto é, nutrem-se com vegetais, animais ou restos de alimentos humanos. As carnívoras comem animais mortos e secreções de insetos vivos. Já as herbívoras se alimentam principalmente de seiva, néctar ou fungos.

Seu veneno possui alcaloides e proteínas que podem causar hiperemia na pele, edema, pústulas, urticária, broncoespasmo, choque anafilático e até morte.

De acordo com a lei, é crime matar animais da fauna silvestre, de acordo com as pré-disposições especificadas na lei. Porém, no caso de pragas urbanas essa proibição não é válida. Em todo o caso, é necessário cuidado e estar atento aos requisitos legais para cumprir todas as exigências que a lei informa.

A formiga-cabo-verde é muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa. A dor causada por essa espécie é descrita por Schmidt como "pura e intensa, como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar".

Consumir alimentos que tiveram contato com formigas é muito arriscado. Além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia, esse hábito pode causar doenças como tuberculose (por se alimentar de escarro) e até lepra (por andar em ferimentos de outros animais).

besouros-do-esterco

Certamente os animais mais imundos devem ser besouros-do-esterco. Eles passam a vida adulta em busca de fezes frescas. Quando a encontram, absorvem o efluente líquido, que contém microrganismos nutritivos que os besouros conseguem digerir.

Comer formiga faz bem para a visão? A tradicional afirmação muito ouvida na infância é um MITO. Não existe nenhuma comprovação científica de que se alimentar de formigas traz algum benefício para os olhos.

Você NUNCA deve comer alimentos com formigas caseiras. De fato, as formigas são ricas em proteínas e lipídeos, mas esse inseto percorre diversos locais, como: cozinha, jardim, fezes e lixo.

Para evitar aquela temida invasão de formigas em seu pote de açúcar ou açucareiro, basta colocar um pequeno pedaço de casca de laranja ou limão dentro do recipiente. Elas detestam o cheiro de frutas cítricas e fogem rapidinho!

A formiga-cabo-verde, também conhecida por formiga bala ou Paraponera clavata, pode ser encontrada em países como Brasil, Nicarágua, Paraguai, Venezuela e Honduras. É conhecida pelo nome de formiga bala por causa da dor da sua mordida, muito similar ao que provoca um impacto de bala.

Desse modo, a picada de algumas formigas podem causar reações locais, com dor, vermelhidão, queimação e inchaço local. Já outras podem causar reações sistêmicas. Ou seja, coceira, placas no corpo, náuseas, vômitos e queda da pressão arterial.

Paraponera clavata

A formiga-cabo-verde (Paraponera clavata) é considerada por muitos como a formiga mais venenosa do mundo e, também, o inseto mais venenoso do mundo, pois uma picada pode causar o desmaio de uma pessoa em menos de 10 minutos. A dor é semelhante a uma bala de revólver ou a um golpe de martelo.

Em grande parte das vezes, elas costumam surgir na cozinha, porque são atraídas por doces, açúcares e alimentos. Elas até parecem inofensivas, mas podem trazer bactérias e fungos nas patas e espalhar esses microrganismos por onde passam, por isso é importante eliminá-las do ambiente doméstico.