Quais são as doenças neurológicas infantil?
São exemplos a Esclerose Múltipla, o Espectro da Neuromielite Óptica (Doença de Devic), as Encefalites Autoimunes, a Miastenia Gravis, a Síndrome de Guillain-Barré, a Síndrome Opsoclonus-Mioclonia-Ataxia (Síndrome de Kinsbourne), dentre outras.
Quais as doenças neurológicas mais graves?
Conheça as principais doenças degenerativas do sistema nervoso e seus sintomas
- Atrofia muscular espinhal (AME) ...
- Doença de Alzheimer. ...
- Doença de Parkinson. ...
- Distrofia muscular. ...
- Esclerose múltipla. ...
- Esclerose lateral amiotrófica (ELA)
Qual é a principal doença neurológica?
Alzheimer — Doença que afeta 15% dos pacientes acima dos 65 anos. Por isso, é considerada a mais comum doença neurodegenerativa. A causa ainda não é conhecida, mas estudos demonstram haver relação com uma mutação genética dos neurônios, bem como haver maior prevalência em famílias com histórico anterior da doença.
Quando é preciso procurar um neuropediatra infantil?
prematuridade; hipotonia (diminuição do tônus muscular e da força, o que causa moleza e flacidez); alteração no formato e no tamanho da cabeça (microcefalia ou macrocefalia); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
Quais exames o neuropediatra pode pedir?
Ressonância Magnética funcional do Crânio (fMRI), PET-CT, tractografia, magnetoencefalografia.
O que perguntar para o neuropediatra?
Na consulta, não tenha medo de perguntar, de pedir para que o(a) neuropediatra explica um termo ou explique de novo algo, afinal, ninguém nasce sabendo de tudo, está tudo bem perguntar.
Como fazer o teste neurológico?
Em geral, é realizado com o estímulo de um objeto específico, que é encostado brevemente na área examinada, sem que o paciente possa enxergá-la. O neurologista pede que o paciente relate quando sentir o contato com o objeto, registrando as respostas em uma ficha.
Qual o melhor exame para detectar problemas no cérebro?
A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas. As imagens obtidas com a ressonância são geralmente mais detalhadas do que as da tomografia computadorizada.
O que pode causar problemas neurológicos?
Um transtorno neurológico se desenvolve quando há alguma anormalidade no cérebro, medula espinhal, nervos ou terminações nervosas. Dependendo do tipo de distúrbio, o paciente experimenta problemas com o equilíbrio, movimentos ou com o funcionamento da mente.
Quais são as duas doenças neurológicas?
O que são doenças neurologicas? Primeiramente, doenças neurológicas são todo o tipo de doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e o sistema nervoso. As doenças neurológicas mais conhecidas são: tumores cerebrais, epilepsia, doença de Parkinson e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Qual a diferença entre doenças neurológicas e doenças mentais?
De forma bem simplificada, as desordens neurológicas envolvem mal funcionamento ou dano do sistema nervoso (cérebro, medula ou nervos). Já nas doenças mentais a estrutura do sistema nervoso pode estar intacta mas podem existir alterações no estado emocional ou no comportamento.
Qual é a doença mais rara do sistema nervoso?
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara, mas grave, do sistema nervoso periférico.
Quando devo consultar um neurologista?
Listamos as principais condições tratadas por médicos neurologistas:
- Dor de cabeça;
- Distúrbios de sono e movimento;
- Demências;
- Tumores;
- Crises convulsivas e epilepsia, etc.
O que são sinais neurológicos?
Sinais neurológicos sutis são alterações no exame neurológico que compreendem funções diversas como integração sensorial, coordenação motora, sequenciamento motor e presença de reflexos primitivos.
Quando se deve procurar um neurologista?
Uma das razões principais e mais comuns pelas quais se recomenda consultar um neurologista é quando aparecem dores de cabeça muito intensas com características de enxaqueca. Nestes casos é importante que um especialista examine o paciente e diagnostique se é mesmo uma enxaqueca.