Quais são as doenças metabólicas hereditárias?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os distúrbios metabólicos hereditários são normalmente agrupados de acordo com o substrato afetado, por exemplo:

  • Distúrbios do metabolismo de aminoácidos. ...
  • Distúrbios do metabolismo dos carboidratos. ...
  • Distúrbios metabólicos do ácido graxo. ...
  • Distúrbios metabólicos da purina e pirimidina.

O que é? A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovascularesderrames e diabetes, Estas doenças são a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.

Há inúmeras doenças metabólicas, como por exemplo colesterol alto(dislipidemia), gordura no fígado(esteatose), obesidade, diabetes e osteoporose.

Um grupo de DHM é detectado pelo rastreio neonatal a todos os recém-nascidos. Mais frequentemente, o diagnóstico é feito com base na suspeita clínica (sinais e sintomas) ou na história familiar de DHM. Em consequência da sua diversidade clínica, as DHM podem confundir-se com muitas outras doenças.

As principais são diabetes, hemofilia, hipertensão, obesidade e as alergias. Não deve se confundir doença hereditária com: Doença congênita: é aquela doença que se adquire com o nascimento e se manifesta desde o mesmo. Pode ser produzida por um transtorno durante o desenvolvimento embrionário ou durante o parto.

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas.
...
Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

Significado de Metabólico
adjetivo Relativo ao metabolismo, ou à metábole.

Perder peso e praticar alguma atividade física são as melhores formas de prevenir e tratar a Síndrome Metabólica. Detectar o problema pode reduzir o aparecimento de futuras doenças cardíacas. Além disso, você terá tempo de mudar seu estilo de vida, evitando o desenvolvimento de diversas complicações.

A síndrome metabólica tem como base a resistência à insulina, um processo que acontece principalmente devido ao ganho de peso, mas também pode começar com o diabetes tipo 2. É o ganho de peso que leva ao aumento da pressão arterial, ao desenvolvimento do diabetes tipo 2 e às alterações de triglicérides e colesterol.

  • Doenças Bacterianas. Existem diversas doenças bacterianas, algumas brandas e outras mais graves,... ...
  • Doenças genéticas. As doenças genéticas estão relacionadas com alterações na sequência de... ...
  • Doenças Psicológicas. ...
  • Doenças sexualmente transmissíveis. ...
  • Micoses. ...
  • Protozooses. ...
  • Verminoses. ...
  • Viroses.

As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.

Quando o metabolismo deste carboidrato é falho, temos o aparecimento de um distúrbio muito comum entre os indivíduos da população, o Diabetes Mellitus (DM).

Pressão alta (hipertensão); Obesidade (circunferência abdominal superior a 88cm na mulher e 102 cm no homem); Glicemia alterada ou diagnóstico de Diabetes; Nível alto de Colesterol (40 mg/dl em homens e 50 mg/dl em mulheres);

Foram coletados dados socioeconômicos, bioquímicos, antropométricos e hemodinâmicos em 1.663 indivíduos de amostra randômica da população (25-64 anos) de Vitória. A prevalência foi de 29,8% (IC95 = 28-32%), sem diferença entre sexos. De 25 a 34 anos, a prevalência foi 15,8%, alcançando 48,3% na faixa de 55 a 64 anos.

Existem três tipos de doenças genéticas:

  • Monogenéticas ou mendelianas: Quando apenas um gene é modificado.
  • Multifatorial ou poligênicas: Quando mais de um gene é atingido e ocorre ainda interferência dos fatores ambientais.
  • Cromossômicas: Quando os cromossomos sofrem modificações em sua estrutura e número.

Já nas doenças hereditárias, uma herança genética é passada de pais para filhos. Assim, existem várias enfermidades que são consideradas hereditárias, como diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão e alcoolismo. Já as genéticas podem ser as anemias falciformes, síndrome de down, hemofilia e diabetes tipo 1, entre outras.

Consumir mais proteína
Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Assim sendo, quem possui o metabolismo lento demonstra dificuldades em digerir alimentos, e isso faz com que o corpo leve bem mais tempo para receber os nutrientes necessários para manter o organismo ativo, e por isso demora mais também para transformar as calorias ingeridas em energia.

Dentre as funções do metabolismo, podemos destacar a obtenção de energia. Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo.

Prevenção e Tratamentos
O objetivo principal dessa mudança no estilo de vida é reduzir a obesidade e a gordura abdominal, a fim de diminuir a resistência à insulina, reduzir a glicemia, os triglicérides e a pressão arterial.

O que é metabolismo? Metabolismo é o conjunto de reações que permitem ao organismo manter sua funções vitais. Por exemplo: a síntese ou degradação de proteína, de carboidratos, entre outros. “Se você reúne vários aminoácidos, você faz uma síntese de proteína.