Quais são as doenças mais graves do coração?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Portanto, vamos listar as quatro doenças mais mortais ao nosso coração.

  1. 1 - Infarto agudo do miocárdio. O famoso ataque cardíaco. ...
  2. 2 - Doença vascular periférica. ...
  3. 3 - Acidente Vascular Cerebral (Derrame Cerebral) ...
  4. 4 - Morte súbita.

Em 1952, uma comissão multidisciplinar de médicos enunciou o conceito de Cardiopatia Grave como doença que leva, em caráter temporário ou permanente, à redução da capacidade funcional do coração, a ponto de acarretar risco à vida ou impedir o servidor de exercer as suas atividades.

O diagnóstico é realizado por exames como o raio x, eletrocardiograma, ecocardiograma ou ressonância magnética para avaliar o funcionamento do coração.

O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio.

A tosse cardíaca surge, especialmente, em quadros de insuficiência cardíaca congestiva (CHF), nas doenças da válvula mitral, em casos avançados das lesões da válvula aórtica, nas doenças obstrutivas do coração e em várias cardiopatias congênitas. Daí já dá para começar a entender porque merece atenção.

Os tratamentos combinam medicamentos com alterações nos hábitos de vida do paciente. Para isso deve-se evitar sal, procurar ingerir muitos líquidos, praticar atividades físicas e perder peso. Quem sofre com essa doença não deve consumir gorduras ou frituras.

São consideradas cardiopatias graves: cardiopatia isquêmica; cardiopatia hipertensiva; miocardiopatia; arritmia cardíaca; “cor pulmonale” crônico; cardiopatia congênita; e valvopatia. As cardiopatias graves estão no rol das doenças que dão direito à Aposentadoria por invalidez.

Eletrocardiograma. O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

Sintomas de cardiopatia

  • Cor de pele cinzenta ou azul (cianose);
  • Inchaço nas mãos, tornozelos e pés;
  • Falta de ar;
  • Falta de fôlego durante atividade física;
  • Fadiga;
  • Batimentos cardíacos irregulares;
  • Tonturas, vertigens e desmaios;
  • Dor no peito.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

Tão perigoso quanto um infarto comum, o infarto silenciososinais muito sutis ou sequer deixa pistas de que aconteceu.
...
Sinais para ficar de olho

  • Queimação no estômago.
  • Dores nas costas.
  • Formigamentos no braço esquerdo e no pescoço.
  • Desconforto no peito durante o exercício que vai embora ao repousar.

Angiotomografia: esse é um exame de imagem que permite que o médico visualize a presença de placas de gordura dentro das artérias, provocando o bloqueio do sangue.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares.

Sintomas do infarto
Dor no peito que se irradia pela mandíbula e/ou pelos ombros ou braços (mais frequentemente do lado esquerdo do corpo); Ocorrência de suor, falta de ar, náuseas, vômito, tontura e desfalecimento; Ansiedade, agitação e sensação de morte iminente.

Sim, isto é possível. Algumas pessoas tem doença coronariana e tem o que denominamos de isquemia silenciosa. Trata-se de situação mais comum em diabéticos. Não quer dizer em absoluta que é mais ou menos grave (grave sempre é, uma vez que é a principal causa de morte no mundo, 9,5 milhões-ano ) .

Pontada no coração pode ser ansiedade
A ansiedade e o estresse podem causar pontada no coração pois a tensão muscular comprime as costelas e aumenta os batimentos cardíacos que podem ficar bem acelerados.