Quais são as doenças físicas causadas pelo estresse?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Estresse pode ter influência nos seguintes problemas: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de ...

8 calmantes naturais para aliviar o estresse

  • Camomila com hortelã A camomila tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, de modo a contribuir para a diminuição do nervosismo e do estado de agitação. ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.

Dores e tonturas
É muito comum uma pessoa que esteja sob estresse relatar dores musculares, principalmente na região do músculo trapézio, o que fica abaixo do pescoço e entre os ombros. A grande correlação destas dores e o estresse é que os hormônios ACTH e Cortisol são também os hormônios do estresse.

O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.

O estresse pode ser causado por preocupações no dia-a-dia, como excesso de pressão no trabalho, perder o emprego, terminar um relacionamento, perder um amigo ou familiar, não ter tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma doença na família, por exemplo.

Acne. O estresse aumenta a produção das glândulas sebáceas e a oleosidade da pele, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, é comum aumentar nossa transpiração em momentos de estresse, o que piora ainda mais o quadro e o aspecto da pele.

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

A 7 alternativas de chá para estresse

  1. Camomila. A planta é uma das mais conhecidas pelas suas propriedades relaxantes. ...
  2. Capim-limão. O capim-limão é originário da Índia e cultivado em países de clima tropical e subtropical. ...
  3. Maracujá ...
  4. Valeriana. ...
  5. Mulungu. ...
  6. Erva-doce. ...
  7. Lavanda.

Quais são os principais sintomas de estresse?

  1. Dores (dores de cabeça; dores de estômago ou gastrite, dor no peito)
  2. Diarreia ou constipação.
  3. Baixa imunidade ( frequentes resfriados, infecções)
  4. Náuseas, tonturas.
  5. Perda de libido.
  6. Sudorese excessiva.
  7. Problemas dermatológicos.

No nível máximo, quando o corpo chega à exaustão, o organismo fica enfraquecido e a pessoa debilitada.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Alerta – quando a pessoa está em contato com o motivo do estresse: Agitação, mãos e pés frios, tensão e dor muscular, aperto na mandíbula, roer unhas, boca seca, diarreia, batimentos cardíacos acelerados, insônia, respiração ofegante e aumento da pressão sanguínea.

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento.

Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.

"O estresse favorece a elevação da pressão arterial, a aceleração da frequência cardíaca e o aumento dos níveis de gorduras e açúcar no sangue, assim contribuindo para o surgimento de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares", afirma a médica nefrologista Caroline Reigada.

Tensão muscular
A tensão muscular é muito comum em momentos que os hormônios do stress são liberados no corpo, isso pode causar dor e incômodo. A tensão geralmente atinge o corpo todo, mas as áreas mais afetadas são os ombros e o pescoço. Um bom alongamento pode ajudar a minimizar esse desconforto.