Quais são as doenças das glândulas salivares?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Vários tipos de desordem afetam as glândulas salivares:

  • Disfunção da glândula salivar.
  • Cálculos nas glândulas salivares.
  • Infecção das glândulas salivares.
  • Edema de glândula salivar.

Causas do inchaço da glândula submandibular
Quando um cálculo bloqueia uma glândula salivar, um problema conhecido como sialolitíase, a pessoa pode sentir inchaço e dor na glândula afetada. Não se sabe claramente por que esses cálculos se formam, embora possam estar associadas a doenças hepáticas e à gota.

O câncer das glândulas salivares é um tipo de tumor raro. Dor local, queimação e dormência na região são os sintomas mais comuns. As causas para o surgimento da doença ainda é desconhecido e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização do câncer de glândulas salivares, bem como a presença de metástases.

Dor, perda sensorial ou dificuldade para abrir a boca (trismo); Aumento rápido do inchaço ou nódulo; Fraqueza do nervo facial (levando a perda de movimentos do mesmo lado da face); Aumento do linfonodo cervical.

Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.

medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno ou a aspirina, podem ajudar a aliviar a dor e a diminuir o inchaço. Deve ter em atenção que, caso a dor nas suas glândulas salivares inchadas não melhorar com estes métodos, deve consultar um médico.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

As glândulas salivares menores são estruturas muito pequenas, não visíveis a olho nu, e encontram-se dispersas por toda a mucosa que vai da boca até a parte inferior da faringe, com maior concentração na boca, especialmente no palato (céu da boca).

As glândulas submandibulares ficam posicionadas embaixo da mandíbula, por isso, quando ocorre um inchaço dessas estruturas percebemos um aumento de volume na região logo abaixo do osso que contorna o rosto perto do queixo.

O exame de Ultrassonografia de Glândulas Salivares é feito através de um ecógrafo que aplica ultrassons que efetua a avaliação das estruturas. As imagens são adquiridas por uma sonda ligada ao aparelho. As imagens são geradas e enviadas ao monitor, possibilitando assim o diagnóstico.

O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.

O cisto do ducto salivar (CDS) é uma lesão não-neoplásica com etiologia ainda incerta cuja cavidade revestida por epitélio se origina dos tecidos da glândula salivar. Normalmente ocorre em adultos e origina-se de glândulas salivares maiores ou menores.

O procedimento é realizado com anestesia local. Biópsia por agulha grossa. A biópsia por agulha grossa ou core biopsy é semelhante à PAAF, mas com uma agulha de grosso calibre, que permite que uma amostra maior de tecido seja retirada.

Ao perceber sintomas de estenose de ducto salivar, é preciso procurar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço. A avaliação desse especialista é indispensável para obter um diagnóstico preciso, a fim de descobrir se apenas uma glândula está sendo afetada ou se o problema é sistêmico.

Exposição a pó de serra (na indústria); Exposição à sílica, borracha e nitrosaminas; Infecção pelo vírus Epstein-Barr; Tabagismo (tumor de Whartin).

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes: Perda de peso inexplicável. Fadiga. Suores noturnos.

As doenças endócrinas ocorrem devido ao mau funcionamento dessas glândulas e podem afetar órgãos como o pâncreas, hipófise, tireoide e glândulas suprarrenais. Essas disfunções resultam em desequilíbrios hormonais que afetam o organismo.

O tratamento dos tumores benignos é a cirurgia. A taxa de recorrência é alta quando sua ressecção é incompleta. Para tumores malignos das glândulas salivares, cirurgia, às vezes seguida de radioterapia, é o tratamento de escolha para doença ressecável.

O que é: É uma doença viral aguda, também conhecida como papeira, causada pelo paramyxovirus. É caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares.