Quais são as doenças da retina?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Conheça essas doenças, e seus sintomas.

  • Coriorretinopatia Serosa Central. ...
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ...
  • Descolamento de Retina. ...
  • Moscas Volantes. ...
  • Oclusão da Veia Central da Retina. ...
  • Retinopatia Diabética. ...
  • Retinopatia Hipertensiva. ...
  • Retinopatia Miópica.

As doenças da retina não causam cegueira do dia para a noite. Os sintomas citados começam tímidos e vão progredindo. Uma vez que a doença está instalada, não há cura. Portanto, quanto mais precoce vier o diagnóstico, melhores as chances de estabilização.

Retinografia simples e panorâmica
A retinografia é um exame usado para mapear as estruturas dos olhos. A técnica registra fotografias em alta resolução, tanto da retina, quanto do nervo óptico e do fundo do olho.

Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.

Principais doenças oculares

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Conjuntivite;
  • Retinopatia diabética;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Erros de refração.

Alimentos para a visão

  1. Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína)
  2. Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau.
  3. Acelgas, abobrinha e couves de Bruxelas (luteína)
  4. Batatas doces e manteiga (vitamina A)

Tratamento. A indicação do tratamento depende diretamente do tipo, gravidade e extensão do descolamento. Fotocoagulação com laser e criopexia (congelamento) são recursos terapêuticos para os casos em que não houve infiltração do vítreo pelo espaço que se abriu com a ruptura da retina.

Ao perceber flashes luminosos na visão, manchas escuras que acompanham o movimento dos olhos ou estiver com a visão turva por muito tempo, é importante procurar um oftalmologista especialista em retina para realizar um mapeamento de retina e verificar se está tudo certo.

Retina Artificial: pacientes cegos podem voltar a enxergar sem usar os olhos.

A recuperação ocorre entre 7 e 15 dias, dependendo do caso. Após a cirurgia, é necessário repouso, uso correto dos medicamentos prescritos e retorno periódico ao consultório.

O procedimento cirúrgico consiste em remover, total ou parcialmente, o humor vítreo, líquido gelatinoso que preenche o globo ocular que mantém seu formato esférico. O humor vítreo é substituído por uma solução salina, que preencherá o globo ocular, sem alteração na visão do paciente.

A retina é um tecido muito vascularizado e que é responsável por levar as informações do que enxergamos para nosso cérebro. A presença de cistos, indica que existe liquido no interior desse tecido tão importante para nossa visão. O tratamento vai depender da causa que está levando a formação desses cistos.

Pós-cirúrgicos e Riscos
Após as cirurgias de descolamento de retina e/ou de vitrectomia, o paciente sentirá algum desconforto, como sensação de corpo estranho e olho vermelho. Muitas vezes, devido ao uso de gás no intraoperatório o paciente pode ficar enxergando muito embaçado no pós-operatório inicial.

No entanto, geralmente, o exame custa por volta de R$400. Porém, tenha em mente: o valor pode variar bastante dependendo do local que realize o exame.

Em geral, trata-se de um procedimento seguro com poucos riscos para o paciente. A cirurgia de retina é feita com anestesia local e, portanto, é indolor. Apenas no pós-operatório o paciente pode sentir algum desconforto. A recuperação varia entre 7 e 15 dias.

O procedimento dura aproximadamente 1 hora. O pós-operatório pode variar entre sete e 15 dias. Orientações ao paciente: Para uma recuperação mais eficaz, o paciente deve repousar, utilizar corretamente os medicamentos indicados e marcar consultas periódicas.

Os sintomas comuns do descolamento de retina são: flashes luminosos, visão embaçada, moscas volantes (impressão de ver insetos voando), entre outros. Portanto, procure um médico oftalmologista ao notar quaisquer sintomas de alteração visual.

O chá verde traz grandes benefícios à visão. Pesquisadores encontraram no chá verde substâncias saudáveis, como os flavonoides, que podem penetrar nos tecidos dos olhos, podendo prevenir até mesmo doenças como o glaucoma.

Os exames de ressonância magnética são úteis para diagnosticar tumores oculares e a disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado. A ressonância magnética fornece imagem detalhada dos tecidos moles no corpo usando ondas de rádio e ímãs em vez de radiação ionizante.