Quais são as doenças causadas por protozoários flagelados?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

(Cesmac/Fejal-AL) São doenças causadas por protozoários flagelados:

  • Amebíase.
  • Doença de Chagas.
  • Leishmaniose tegumentar (úlcera de bauru).
  • Tricomoníase.
  • Malária (febre terçã).

- Protozoários flagelados: Locomovem-se por flagelos. Exemplo: Trypanosoma cruzy.

Esse grupo possui grande relevância médica e algumas de suas espécies são: Giardia lamblia ou Giardia intestinalis, causadores da giardíase; Trichomonas vaginalis, causador da tricomoníase; Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas; Leishmania tropica e Leishmania donovani, protozoários causadores da leishmaniose ...

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para descrever quais são as doenças mais comumente diagnosticadas em adultos, suas principais causas e seu tratamento.

  • Depressão.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes.
  • Asma.
  • Acidente Vascular Cerebral.
  • Câncer.

Significado de flagelado
Açoitado, torturado, atormentado. Diz-se do, ou o indivíduo vítima de calamidades (inundações, secas, terremotos etc.), que o deixam ao desabrigo.

Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide.

São protozoários que apresentam dois flagelos, muitos cromatóforos, ou às vezes nenhum, sem estigma; o alimento de reserva armazenado é a gordura. Principal representante: Gonyostomum.

Os protozoários possuem vida livre, porém, alguns são parasitas de outro organismo (como os animais e nós, os seres humanos). Os parasitas, geralmente são transmitidos através de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham os cistos desses microrganismos.

Para evitar essa doença, é importante manter a higiene pessoal, lavar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida e, principalmente, tratar o indivíduo doente e investir em saneamento básico.

Os protozoários podem ser encontrados livres ou em associação com outros seres vivos, estabelecendo relações de parasitismo, comensalismo e até mesmo de mutualismo. Em sua grande maioria, são encontrados em ambientes úmidos e aquáticos, podendo ocorrer em água doce, salgada e salobra.

Dentre algumas medidas profiláticas, podemos destacar a higiene pessoal, implementação de saneamento básico e controle de vetores, tais como o mosquito do gênero Anopheles que transmite a malária. Nesta seção apresentaremos diversas doenças causadas por protozoários, seus sintomas, tratamento e prevenção.

Agente Etiológico
É o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. No sangue de vertebrados, apresenta-se na forma infectante tripomastigota e, nos tecidos, na forma amastigota. Já nos insetos, ocorrem várias maturações, destacando-se a forma infectante, que são as formas encontrada nas fezes e urina do inseto.

Formas de Transmissão
A ingestão de sangue no momento do repasto sanguíneo estimula a defecação e, dessa forma, o contato com as fezes. Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados ou suas excretas.

Os parasitas e protozoários mais comuns de transmissão por alimentos são: Trichinella spiralis, Toxoplasma gondii, Cryptosporidium parvum, Anisakis simplex, Giardia lamblia, Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiura, Diphyllobothrium spp, Entamoeba histolytica, Taenia saginata, Taenia solium, Fasciola hepática e ...

As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são: (A) Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose.

Entre as doenças mais comuns no Brasil, estão: diabetes, depressão, alzheimer, câncer e hipertensão.