Quais são as doenças causadas pela falta de sais minerais?

Perguntado por: tmoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Pressão Alta; Bócio; e Anemia.

A deficiência nutricional ocorre quando há baixo consumo ou absorção de micronutrientes, vitaminas e minerais necessários para a manutenção do organismo. Esse quadro pode causar doenças graves como anemia, câncer, infecções, sarampo e doenças diarreicas.

Os sais minerais podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como verduras, frutas e cereais integrais. Além disso, alimentos de origem animal, como carnes, queijo, leite e ovos, também contém sais minerais. Uma alimentação variada e saudável fornece quantidades adequadas de sais minerais para o organismo.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

Assim como vitaminas, os sais minerais podem fazer parte de estruturas como ossos, músculos, dentes e pele, além de atuar na regulação de fluidos e secreções, facilitar o envio de impulsos do sistema nervoso e estimular diretamente a respiração celular.

Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Eles estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes.

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

  • Doenças Bacterianas.
  • Doenças genéticas.
  • Doenças Psicológicas.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Micoses.
  • Protozooses.
  • Verminoses.
  • Viroses.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Sais Minerais - tomate, maçã, legumes, folhas etc. Potássio - banana, goiaba, maçã, queijo branco, leite etc. Cálcio - leite e seus derivados, repolho, alface, feijão etc. Vitamina A - cenoura, agrião, abóbora, manga, caqui etc.

Leite é mais hidratante que água
Por exemplo, descobriu-se que o leite é ainda mais hidratante do que a água normal porque contém o açúcar lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, que ajudam a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

(escorbuto)
As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia. O diagnóstico toma por base os sintomas e, às vezes, os exames de sangue.

O que causa a falta de vitamina B12? A deficiência de cobalamina pode ser causada por ingestão de alimentos com níveis baixos desse nutriente ou má absorção. Vale lembrar que a absorção da vitamina B12 é relativa e vai depender do organismo de cada indivíduo.

Dores nos ossos e nas articulações podem ser um sinal de que seu corpo sofre com a falta de vitamina D.

Segundo dados da OMS, a deficiência de Vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão. Além disso, doenças como a esquizofrenia e alcoolismo também estão associadas a baixos níveis de 25-hidroxivitamina D.

A sensação de cansaço e dores nas pernas podem ser causados por diversos motivos, mas as principais são: 1 – Má circulação: Ou conhecida também como insuficiência venosa, é uma alteração que provoca incômodos nas pernas, apresentando sintomas como sensação de cansaço, dores, formigamento, inchaços.

As principais fontes são o sal de cozinha, carnes bovina e suína, leite e derivados, batata, grãos, acelga, frango, fígado, abacate, beterraba, enlatados, embutidos, carnes industrializadas e queijos.

Alguns sais minerais, como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio, são necessários ao nosso organismo em quantidades relativamente altas (superiores a 100mg/dia) e por esse motivo são chamados de macronutrientes minerais ou macroelementos.

Amendoim, picles, queijos, embutidos, biscoito de água e sal, são alimentos que podemos ingerir para repor o sódio. O hipertenso também tem que repor, porém com atenção redobrada. Primeiro é importante se hidratar com água, água de coco, suco de fruta, que contêm um menor teor de sódio que os embutidos.