Quais são as doenças causadas pela bactéria?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Veja a seguir o nome de algumas das principais doenças causadas por bactérias:

  • Antraz.
  • Botulismo.
  • Clamídia.
  • Cólera.
  • Coqueluche.
  • Difteria.
  • Disenteria.
  • Febre maculosa.

As doenças causadas por bactérias, também chamadas de doenças bacterianas ou bacterioses, possuem os mais variados sintomas e formas de transmissão. A hanseníase, por exemplo, compromete nervos e pele e é transmitida pelas vias respiratórias.

Sintomas

  • febre alta;
  • diarreia;
  • vômitos;
  • calafrios;
  • manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

6 Dicas para evitar doenças contagiosas

  1. Lave e higienize as mãos frequentemente. ...
  2. Mantenha distanciamento social. ...
  3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca. ...
  4. Pratique higiene respiratória. ...
  5. Procure assistência médica apenas se apresentar sintomas graves. ...
  6. Mantenha-se informado e siga recomendações de autoridades de saúde.

Infecção bacteriana costuma causar sintomas mais graves
“Geralmente, as infecções bacterianas apresentam sintomas mais graves. A pessoa fica bastante prostrada, abatida, e há maiores chances de complicações. Na infecção viral, os sintomas costumam vir mais leves”, afirma a pediatra Flávia Bello.

As bactérias são os seres mais antigos da Terra e estão presentes em quase todos os lugares – ar, água, solo, ar, poeira e até em vulcões; e por isso são consideradas os seres vivos mais abundantes do planeta.

Entre os tipos fundamentais, podemos citar:

  • Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão.
  • Cocos: Bactérias de formato esférico.
  • Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.

infecções causadas por bactérias
Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

O principal exame realizado para identificar microrganismos na corrente sanguínea é a hemocultura, que normalmente é feita durante o internamento hospitalar e que consiste na coleta de sangue por um profissional capacitado, podendo haver a identificação de bactérias ou fungos na corrente sanguínea.

A Beauveria age causando uma doença na praga, seus conídios/esporos podem penetrar em qualquer parte da cutícula do inseto. A penetração dos conídios é mediada por enzimas líticas, podendo também ocorrer pelos aparelhos respiratório e digestório.

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas.

Cefalexina. Age destruindo as bactérias que causam a infecção.

Há três grupos de fungos que causam essa complicação. São eles as leveduras (fungos como o Trichophyton rubrum), os dermatófitos (fungos como o Candida albicans) e os não dermatófitos (como o Microascus brevicaulis).

Vírus de Marburg
O vírus mais perigoso do mundo é o Marburg. Ele leva o nome de uma pequena cidade alemã às margens do rio Lahn, onde o vírus foi documentado pela primeira vez. O Marburg provoca febre hemorrágica e, assim como o ebola, causa convulsões e sangramentos das mucosas, da pele e dos órgãos.

O período de incubação da bactéria pode ser de 10 a 90 dias, sendo, em média, de 21 dias. Caso o paciente tenha contraído a doença, ela levará de 30 a 50 dias para ser apontada no exame diagnóstico, o VDRL.

Principais sinais de inflamação
O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Nutrição das Bactérias
A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.