Quais são as divisões do IBGE?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.

A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Divisão administrativa é a forma de se dividir o território de um país em diversas partes. Essas partes são chamadas de províncias, unidades federativas ou estados. Esses, por sua vez, também são subdivididos em municípios que podem estar divididos em um ou mais distritos.

De acordo com a divisão regional estabelecida em 1945, o Brasil passou a ter sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.

5): uma Região Concentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia” (p. 268).

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

São elas:

  • Macrorregiões do IBGE.
  • Complexos regionais ou regiões geoeconômicas.
  • Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos.

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.

Divisão regional do Brasil atual
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

São elas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Essa classificação foi elaborada em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considerando que essas regiões possuem aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos bem distintos.

Por que o Brasil foi dividido em regiões? O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas.

Em 1945 houve uma divisão com o intuito de agrupar as regiões de acordo com fatores naturais como vegetação, clima, relevo e econômicos. As alterações foram feitas e as regiões se dividiam entre Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Leste Setentrional, Leste Meridional, Centro-Oeste e Sul.

As regiões brasileiras são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O Brasil está dividido em cinco Grande Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É a Unidade onde tem a sede do Governo Federal, com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo.

Em algumas empresas, o setor administrativo é composto por CEOs, presidentes, diretoria e gerência. Além disso, em algumas organizações, essa área também pode contar com coordenadores de diversos setores, como financeiro, recursos humanos, contabilidade, logística, entre outras.

A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: Finanças, Administrativo, Marketing, Vendas ou Produção,Logística e Recursos Humanos.