Quais são as diferenças individuais?

Perguntado por: acoutinho3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Entende-se diferenças individuais como as inteligências, os estilos cognitivos e a personalidade. Cada indivíduo possui uma maneira de acomodar as idéias e assimilar mentalmente um conteúdo, e isto é possivel pois cada um possui determinadas habilidades mentais.

Valorização: Saber lidar com cada tipo de personalidade, valorizar os atos, cada pensamento, opiniões diferentes!

A diversidade individual em sala de aula está representada por alunos que apresentam um comportamento diferenciado daquele tido pela escola como o comportamento ideal para a aprendizagem, o que faz com que muitos alunos não sejam contemplados com a aprendizagem mediante a sua condição de diferentes.

As características individuais são definidas pela personalidade, pelas crenças e pelo senso moral de cada um. São essas características que determinam a forma como as pessoas agem e reagem em cada situação. Alguns desses traços de personalidade, como coragem, lealdade e humildade, são muito valorizados socialmente.

Característica individual é conceituada como complexo de aptidões, que podem ser divididos em dois âmbitos: das destrezas intelectuais e da persona- lidade.

As diferenças individuais são provocadas por características hereditárias e adquiridas, que compõem a nossa personalidade e que são passíveis de mudança ao longo da vida; Para ter sucesso no relacionamento interpessoal temos que respeitar as diferenças e nos adaptar a elas.

Por que é importante respeitar as diferenças
Mais do que uma necessidade, respeitar a diversidade é nosso dever como cidadãos. Por isso, cada atitude individual conta para o respeito coletivo.

Conviver com a diversidade e respeitá-la possibilita aprender novos olhares sobre o mundo, ampliar horizontes e formas de pensar, sair da “bolha” e conhecer diferentes realidades.

Quem ganha com a diversidade não são apenas as pessoas hoje submetidas ao preconceito e à exclusão. Não existe um sem o nós. Essa atenção a diferentes padrões nos torna profundamente melhores. Somos diferentes, mas queremos as mesmas oportunidades de escolha para fazer o que quisermos e sermos felizes nessa vida.

Uma vez que reconhecemos as nossas próprias diferenças e transformações, compreendemos o valor, a aceitação de nós mesmos, elevamos a autoestima e expandimos a dignidade. Além disso, desenvolvemos a empatia, a solidariedade e o respeito ao próximo.

Segundo os estudos, a ocorrência das diferenças individuais seria interpretada como uma decisiva influência ambiental sobre o desenvolvimento da personalidade humana. A personalidade determina as maneiras do indivíduo se relacionar com o ambiente de trabalho com seu temperamento, seus traços afetivos etc.

O methodo individual é aquele que o professor leciona cada menino em si. (...) As vantagens do método individual são o mestre tomar para si, a cada menino, a sua lição respectiva; as suas desvantagens são não se poder praticar n'uma escola, onde haja muitos meninos, porque isso rouba grande parte de tempo.

Nesse contexto, a aprendizagem individual é considerada como uma forma de adquirirmos novos conhecimentos, ampliarmos competências e modificarmos nossos comportamentos.

As diferenças individuais são determinantes na atuação das pessoas dentro dos seus papéis sociais e nas posições que ocupam, ainda que estejam cercadas de variáveis externas similares. Esse elemento da formação do papel é o responsável pelas diferenças encontradas na forma de condução de problemas.

Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa. Ainda afirma que pessoas dotadas de competências, são pessoas dotadas de talentos.

A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

A personalidade de uma pessoa é formada, nada mais nada menos, por suas características individuais, forma de agir, pensar, sentir, valores morais, traços emocionais, julgamentos, entre outros aspectos. Esse conjunto de elementos por sua vez, torna o indivíduo um ser único e complexo perante o contexto em que vive.

Como aceitar as diferenças

  • Observe as suas próprias atitudes. ...
  • Dê exemplo sempre. ...
  • Converse com as crianças. ...
  • Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  • Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ...
  • Faça brincadeiras que estimulem a integração. ...
  • Busque exemplos de representatividade.

Olhar para o outro como ser humano que também é você, com todas as diferenças, forças e fraquezas que compõem a personalidade. Flexibilizar para entender que as pessoas podem pensar diferente de você e divergir nas opiniões. Escutar ativamente o que o outro tem a dizer, abrindo espaço para aprender o novo.