Quais são as diferenças entre remuneração e salário?

Perguntado por: alima8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado decorrentes do vínculo empregatício, pagos diretamente ou não pelo empregador e a palavra salário, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestação do trabalho.

O primeiro é a contraprestação originariamente fixada, em virtude do contrato individual de trabalho. Já a remuneração tem sentido mais amplo, de modo a englobar tudo o que venha a ser acrescido à retribuição básica ou originária do empregado.

Salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho.

Tipos de Salários

  • Pró-Labore. É o valor dado aos sócios de uma empresa. ...
  • Remuneração. É representada pela soma do salário com outros benefícios, tais como comissões, gratificações, horas extras, etc. ...
  • Salário. ...
  • Salário Misto. ...
  • Salário In Natura (Salário Utilidade) ...
  • Salário Profissional.

A remuneração faz parte de um gênero chamado “retribuição pecuniária”. Esta determina o valor em dinheiro que é recebido pelos servidores público. Enquanto a remuneração é aplicada aos servidores estatutários, o subsídio se aplica aos agentes políticos.

Existem três maneiras que permitem que o salário seja pago, são elas: - por tempo de trabalho – o valor é fixo; - por produção - é variável e depende exclusivamente do funcionário; - por tarefa (comissão) – misto, o funcionário recebe um valor fixo + um valor por vendas, por exemplo.

Por regra, o pagamento de salário deve ser feito em espécie, ou seja, em dinheiro, na moeda corrente nacional. Contudo, com a edição da portaria n. 3.281/1984 do MTE, passou a ser aceito o recebimento de salário por cheque e por depósito bancário, desde que seguidas algumas disposições legais e aceito pelo trabalhador.

Em 2021, a diferença salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função aumentou de 20,7% para 22%. [1] Os relatórios de instituições brasileiras e internacionais deixam o problema bem evidente: mulheres recebem menos que homens para exercer a mesma função.

Os mais usuais são: auxílio-alimentação, auxílio-saúde, auxílio-creche, plano odontológico ou de saúde. Trata-se de uma estratégia vantajosa para as organizações, pois consegue engajar os profissionais, além de atrair e reter talentos.

A diferença salarial é a diferença entre o salário médio de homens e mulheres, em percentagem do salário médio dos homens. Em outras palavras, a diferença salarial é o que uma mulher média ganha menos do que um homem comum.

Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem etc.

O Sistema de Remuneração propicia à empresa uma boa gestão da estrutura de cargos e salários e seus principais objetivos são: - Definir atribuições, autoridades, responsabilidades e valor relativo (peso) de cada cargo. - Estabelecer uma estrutura salarial adequada às necessidades da empresa.

Remuneração Funcional: também chamada de Plano de Cargos e Salários, é um dos mais tradicionais sistemas de remuneração e o mais comum nas empresas. É formado pela descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.

A remuneração é a totalidade de ganhos do empregado decorrente do vínculo empregatício, eles sendo pagos diretamente ou não pelo empregador. O salário é aquele valor em que o empregado e o empregador entram em acordo no contrato de trabalho, no entanto ele deve estar sempre de acordo com nossa CLT.

Não podem ser considerados como salário o pagamento de seguros de vida, cursos (para o trabalhador ou seus dependentes), previdência privada e transporte para o serviço.

Entende-se que a remuneração básica é composta pelo salário base e por benefícios, como bônus, férias, auxilio saúde, entre outros, no qual pode se tornar uma remuneração fixa.

Já a remuneração é a soma do contratual estipulado (mensal, por hora, por tarefa, etc.) com as demais vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho, como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagens, etc.

ELEMENTOS DA REMUNERAÇÃO
Sergio Pinto Martins, atribui cinco elementos à remuneração, são eles a habitualidade, a periodicidade, a quantificação, a essencialidade, a reciprocidade.

A remuneração é tudo aquilo que contempla o valor investido nos seus funcionários. Os benefícios, por sua vez, são benefícios complementares, como é o caso do plano de saúde, vale-alimentação, banco de horas, entre outros. Todos eles, junto com o salário, formam a remuneração de um colaborador.

Remuneração é o conjunto de todas as verbas recebidas pelo empregado como contraprestação pelos serviços prestados, abrangendo aquela que é paga pelo próprio empregador (salário), como aquelas pagas por terceiros (gorjetas).