Quais são as diferenças entre plantas cartas e mapas?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Plantas tem maior escala. Conseguindo maior riqueza de detalhes porém retratando menor área. Cartas tem uma escala média que consegue retratar bairros, linhas de ônibus ou metrô. Mapas são os que utilizam menor escala, conseguindo retratar, com a menor detalhamento, até mesmo o mundo.

Principais características:
- representação plana; - escala média ou grande; - desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática; - limites das folhas constituídos por linhas convencionais, destinada à avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes.

Plantas – representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.

Os mapas físicos são os que apresentam formações físicas presentes na natureza. Já os mapas humanos, são representações baseadas na atividade humana (política, social ou cultural). Enquanto os mapas temáticos são representações de um território em função de algum tema.

Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados. Sua leitura é feita pela identificação dos elementos dos mapas (título, legenda, orientação, escala e projeção cartográfica) e interpretação dos seus símbolos.

Os mapas servem para localizar no espaço, para orientar, para representar geograficamente determinado espaço.” “Os mapas servem para alguém se situar e definir/identificar o caminho a percorrer para chegar a um determinado destino.

A importância dos mapas reside no fato de eles serem utilizados para localização, comunicação e medição de áreas e pontos. Os mapas são representações cartográficas de uma dada área do espaço.

Um Atlas, por definição, é um conjunto de mapas ou cartas geográficas.

Os elementos obrigatórios de um mapa são cinco: título, legenda, escala cartográfica, orientação e projeção. O título releva o tema ou conteúdo do mapa. A legenda apresenta o significado dos símbolos presentes no mapa. A escala cartográfica indica a relação entre as dimensões no mapa e as dimensões na superfície real.

Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas.

Os tipos de mapas que vamos abordar são: os mapas físicos, mapas demográficos, mapas econômicos, mapas históricos e ainda mapas estilizados.

Representações cartográficas constituídas por mosaico de fotografias aéreas ou de imagens de satélites ortorretificadas, com nomes geográficos e informações marginais que obedecem recortes segundo as folhas do Mapeamento Topográfico Sistemático Terrestre.

Resposta: Mapa serve para localizar uma região(país, estado, cidade, bairro, etc.). Planta localiza todos os pontos de uma futura localização ou de uma localização já realizada. A diferença entre plantas e mapas é que as plantas possuem maiores escalas, ou seja, representam maiores detalhes de uma área menor.

Resposta: a principal diferenças entre eles são que o primeiro, tenta representar uma parte do globo terrestre, e o sgundo tenta representar o globo inteiro, mas de forma plana.

Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Em um mapa é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular como um bairro, cidade ou estado e geral como um país, continente ou o mapa mundi.

Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar.

Continuar lendo Quem estuda os mapas?