Quais são as desvantagens do uso da tecnologia na educação?

Perguntado por: anogueira7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Por outro lado, as limitações do uso da tecnologia na educação estão relacionadas à falta de acesso aos recursos existentes, as barreiras de convivência social, dificuldade de concentração do aluno, de contato com o tutor, entre outras situações.

Em uma conjuntura agravada por causa da defasagem provocada pela pandemia, os brasileiros avaliam que a baixa qualidade do ensino, os salários insuficientes dos professores e o desinteresse dos alunos são os principais problemas da educação pública no país.

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.

Os itens abaixo podem merecer nossa atenção:

  • Conteúdos indevidos: Especialmente as crianças e adolescentes podem ficar de alguma forma exposto a conteúdos indevidos. ...
  • Exposição prolongada: ...
  • Problemas de saúde: ...
  • Isolamento: ...
  • Excesso de informações:

A grande variedade de aplicativos e a mobilidade proporcionada pelo celular trazem benefícios quanto à sua utilização como recurso pedagógico para otimizar o ensino. Por outro lado, existem também algumas desvantagens — como a possibilidade de distrações — que devem ser evitadas.

Resposta verificada por especialistas. As tecnologias tem vantagens como rapidez de informação, e como desvantagens a rasas interações pessoais.

substantivo feminino Prejuízo; situação ou condição inferior em relação a outra coisa, pessoa ou assunto; ausência de vantagem: desvantagem para os menos experientes; há desvantagem na ignorância.

Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos. Isso significa que está ficando cada dia mais impossível dizer que a tecnologia não faz parte de grande parte do nosso tempo.

A falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.

O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.

- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.

O uso de tecnologia em sala de aula oferece uma melhora significativa da qualidade de ensino. Seja porque consegue captar a atenção dos alunos de forma diferenciada dos métodos tradicionais de ensino, seja porque desenvolve e estimula competências como o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos.

Não por acaso, a escassez de pessoal qualificado e a tecnologia ultrapassada são os maiores desafios encontrados pelas empresas em atuação no Brasil no atual estágio de suas estratégias de transformação digital, de acordo com os líderes de TI ouvidos na pesquisa Global Tech Trends Survey 2022 (GTTS 2022).

Quais são os impactos da tecnologia no mercado de trabalho?

  • Surgimento de novas possibilidades de carreira. ...
  • Extinção de cargos. ...
  • Mais automatização. ...
  • Expansão do trabalho remoto. ...
  • Exigência de novas habilidades.

A verdade é que, no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de ...

- Facilidade de busca por informação; - Agilidade e velocidade nas trocas de informação; - Maior diversidade nas relações profissionais e pessoais; - Facilidade de pesquisa; - Centro de informação e entretenimento; - Liberdade de escolha de acesso a todos que a possuem.

O estudo por meio da internet permite que estudantes se preparem com qualidade e com custo bem menor ao de cursos e aulas presenciais. O conteúdo está disponível na rede, sem a necessidade de uma estrutura física, como salas de aula de cursinhos preparatórios, por exemplo.

Muitas tarefas repetitivas e de baixo nível de complexidade podem ser facilmente realizadas por sistemas de IA, o que pode resultar na redução do número de funcionários necessários para realizar essas atividades. Isso pode levar ao desemprego e a uma maior desigualdade social.

Veja aqui os sete maiores riscos que as crianças correm na Internet:

  • Bullying virtual. ...
  • Predadores virtuais. ...
  • Publicação de informações privadas. ...
  • Phishing. ...
  • Vítimas de golpes. ...
  • Download acidental de malware. ...
  • Postagens que podem se voltar contra seu filho no futuro.

Contras do uso de smartphones na sala de aula:
O uso excessivo de smartphones pode levar ao isolamento social e à diminuição da interação face a face entre os alunos. O uso constante de smartphones pode prejudicar a concentração dos alunos e afetar negativamente sua produtividade acadêmica.