Quais são as desvantagens do farol de xenônio?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

E é aí que mora a desvantagem das lâmpadas de xenônio. “Se instalada em carros que não vieram com essa tecnologia original de fábrica, poderá causar ofuscamento aos motoristas que transitam no sentido contrário e assim causar acidentes”, alerta.

A substituição dos faróis de xênon em veículos que possuem os modelos em seu projeto original foi permitida pelo Contran. A instalação irregular do modelo resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os faróis à base do gás de xenônio emitem uma luz branca ou branca azulado.

Além disso, não é aconselhável o uso do farol alto em dias com neblina e chuva, pois as gotas de água refletem a luz diretamente para o motorista. Como já citamos anteriormente, o melhor tipo de farol nessas situações é o farol baixo.

Lâmpadas Halógenas ou Comuns
As mais potentes chegam a 3,500k (que corresponde a capacidade de luminescência). As lâmpadas halógenas são mais baratas, e é identificada pela letra H. Para saber qual lâmpada comum é compatível com o veículo basta conferir no manual.

O lavador, geralmente um forte jato de água, serve não apenas para limpar a sujeira, que diminui a luminosidade do farol, mas principalmente para evitar mudanças na trajetória da forte luz do xenônio, o que pode ofuscar os motoristas trafegando no sentido oposto.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

As principais diferenças entre as lâmpadas comuns e as xênon estão relacionadas à emissão de luz e a durabilidade. Enquanto aquela emite uma luz amarela e tem uma vida útil de aproximadamente dois anos, esta dura cerca de 6 anos e emite uma luz branca.

A Resolução 384 do Contran, de 02 de junho de 2011, atualizou a lei proibindo o xenon nos veículos. Agora, só os veículos que possuam xenon de fábrica ou regularizados antes de a nova regra entrar em vigor poderão circular legalmente.

Se você quiser ter um carro com xenon hoje, vai precisar de um modelo que já venha com ele de fábrica, ou que tenha o CSV emitido até 2011. Após essa data, não há mais como legalizar xenon. Importante: não há exceções. Em outros casos, mesmo que você solicite ao DETRAN, não vai ter como legalizar xenon.

Nada modificou, você não pode colocar no seu carro as lâmpadas que não sejam iguais às originais, como xenon ou led. E sujeito a uma infração de cinco pontos no prontuário e mais uma multa de R$ 195. Farol de milha não é obrigatório.

Lâmpada xenon nossa recomendação dos melhores produtos

  • Lâmpada Xenon DS2 4300k Pajero Full Dakar Triton – Super Vision. ...
  • Lâmpadas Xenon Super Branca 8500k H3 + H4 100w – TechOne. ...
  • Lâmpada Xenon H.i.d. 6000k HB2/HB5 – Full Prime.

Para começar, é importante destacar que no Brasil, o farol de led só é permitido em veículos que já contam com essa característica original de fábrica. Ou seja, não é possível modificar esse item no automóvel, de acordo com a lei de trânsito nacional em vigência, sendo passível de punição.

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

Farol baixo – Deve ser usado à noite nas vias iluminadas e durante o dia nos túneis com iluminação pública. Já as motos devem circular sempre com ele ligado. Farol alto – Vias sem iluminação pedem por farol alto.

Farol baixo: é o mais utilizado no dia a dia dos motoristas, sendo obrigatório o seu uso à noite, em túneis e nas rodovias. Também deve ser acionado quando houver um veículo próximo logo à frente ou vindo no sentido oposto.