Quais são as desvantagens do armazenamento em nuvens?

Perguntado por: llessa . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Aqui estão algumas das desvantagens notáveis do armazenamento em nuvem.

  • DIFÍCIL DE MIGRAR PRA OUTRO FORNECEDOR NA NUVEM. ...
  • FALTA DE CONTROLE TOTAL. ...
  • PROBLEMAS DE SEGURANÇA E PRIVACIDADE. ...
  • TEMPO DE INATIVIDADE. ...
  • FALÊNCIA DO PROVEDOR DE SERVIÇOS NAS NUVENS. ...
  • REQUER INTERNET. ...
  • PROBLEMAS INEVITÁVEIS.

O armazenamento em nuvem oferece muitas vantagens, incluindo acessibilidade, escalabilidade, encriptação, cópias de segurança automáticas e colaboração. No entanto, também tem as suas desvantagens, incluindo os riscos de segurança, o controlo limitado, a dependência da Internet e a possibilidade de perda de dados.

A computação em nuvem permite armazenar arquivos, software e servidores em um ambiente virtual, que é acessado de qualquer dispositivo com conexão à internet. Sem dúvida, a computação em nuvem é um dos principais recursos da transformação digital.

Vantagens de optar por armazenamento em nuvem
Não é preciso se preocupar com a capacidade do HD dos servidores físicos da empresa. O armazenamento em nuvem também reduz custos, pois não demanda infraestrutura, fios, cabos e muito menos manutenção periódica.

Um dos principais contras da tecnologia é o fato de que seu uso excessivo pode levar à desumanização e provocar o isolamento social. Pesquisadores apontam, por exemplo, que, apesar de os celulares manterem as pessoas conectadas, o vício neles também pode comprometer a qualidade das interações sociais.

Quais são os tipos de armazenamento em nuvem? Existem três tipos principais de armazenamento em nuvem: armazenamento de objetos, armazenamento de arquivos e armazenamento em bloco. Cada um oferece suas próprias vantagens e tem seus próprios casos de uso.

De forma simplificada, podemos dizer que o sistema de armazenamento em nuvem funciona via internet: você envia dados do seu dispositivo para servidores remotos e, dessa forma, libera espaço interno da memória da sua máquina e pode acessar seus arquivos a qualquer momento e de qualquer aparelho com acesso à Internet.

A palavra “nuvem”, referindo-se ao armazenamento de dados em servidores públicos, privados ou híbridos, surgiu por meio de como os recursos de computação são apresentados aos usuários, de modo em que eles ficam “flutuando” em um ambiente virtual, como uma nuvem.

Essa natureza descentralizada e distribuída da computação na nuvem permite com que as empresas e os colaboradores tenham acesso a informações, aplicações e outros ativos em qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, o que torna a nuvem perfeita para o trabalho remoto ou híbrido!

O armazenamento em nuvem é fundamental para garantir a segurança de armazenamento, pois permite que os dados fiquem em uma plataforma on-line, ou seja, se uma empresa tiver algum problema em seus servidores e sistemas, os dados estarão lá, salvos na nuvem.

O armazenamento na nuvem é seguro? Sim! Todo e qualquer dispositivo eletrônico é passível de sofrer algum tipo perda ou sinistro. No caso dessa tecnologia, entretanto, os arquivos não dependem de um hardware específico, podendo ser acessados por meio de qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à internet.

A maioria dos riscos de segurança na nuvem se encaixa em uma dessas categorias gerais: Os dados são expostos ou vazados; Um usuário não autorizado de fora da organização tem acesso aos dados internos; Um usuário interno autorizado tem muito acesso aos dados internos; Um ataque malicioso, como um ataque DDoS ou uma ...

Ele pode ser descrito como um dipolo elétrico, composto por dois centros de cargas representando uma região carregada positivamente acima de uma região carregada negativamente. O centro positivo superior ocupa a metade superior do volume da nuvem, enquanto o centro negativo está localizado na metade inferior da nuvem.

Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite salvar arquivos digitais de forma virtual via internet. Esses arquivos ficam armazenados em servidores remotos de empresas que disponibilizam tal serviço, podendo ser acessados sempre que necessário por meio de qualquer dispositivo com acesso à web.

Leia-os abaixo.

  • Vulnerabilidade de sistemas. Essas são falhas na segurança dos aplicativos, plataformas, APIs (códigos que conectam sua empresa a outros serviços), entre outros recursos de TI. ...
  • Gestão de ativos. ...
  • Possíveis ataques cibernéticos. ...
  • Ransomware. ...
  • Phishing. ...
  • Backdoor. ...
  • DDoS ou DOS.