Quais são as desvantagens da tinta?

Perguntado por: hcurado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Quais as desvantagens das tintas?

  • necessidade de aplicação em várias camadas;
  • preço elevado, dependendo do tipo de tinta;
  • cheiro forte, dependendo do tipo de tinta;
  • secagem demorada;
  • presença de solvente na composição de algumas tintas.

A duração do produto é tão alta, que as pessoas que investem nesse tipo de material, geralmente, precisam fazer qualquer reparo ou manutenção apenas cinco anos depois da aplicação.

A tinta é utilizada para fins de recobrimento de superfícies, oferecendo cor e proteção a este. É constituída por diversas substâncias, que oferecem as características físicas à tinta.

1) Revestimento muito espesso; 2) Falta de habilidade do Aplicador; 3) Película pastosa por retenção do diluente com secagem superficial rápida; 4) Diluição inadequada; 5) Aplicação com alta camada de tintas Etil Silicato de Zinco; 6) Não respeitar os intervalos entre demãos.

Os processos de pintura geram embalagens de solvente e tintas que impactam diretamente no solo e na água, emitem compostos voláteis que trazem contaminação atmosférica e geram efluentes advindos dos processos de limpeza de equipamentos realizados com solventes poluindo e contaminando a água (PESSIN, SCALABRIN JR.

O grande perigo está na inalação do pó de pigmentos tóxicos, que contenham metais pesados como: chumbo, cobalto, cádmio, cromo, arsênico, entre outros. E no uso de solventes e médiuns que são tóxicos para a saúde.

A tinta deve possuir cinco características fundamentais: ser fácil de aplicar, originar uma película contínua e uniforme, ter aderência, ser impermeável e ser resistente ao ambiente. As tintas são compostas essencialmente por resinas, pigmentos, cargas, solventes e aditivos.

A diferença entre as duas é que a tinta acrílica tem uma alta impermeabilidade, o que faz que ela seja uma boa opção para ambientes externos e molhados, como cozinha e lavanderia. A tinta acrílica possui um acabamento mais brilhante, mesmo na opção fosca, por isso, fique atento à esse detalhe.

5 melhores marcas de tinta de parede
Tintas Coral. Tintas Suvinil. Sherwin Williams. Iquine.

Tinta Acrílica

Tinta Acrílica
A primeira é capaz de resistir à retração e à dilatação diante do sol ou chuvas e costuma ser mais indicada para muros e fachadas, enquanto a segunda pode ser até mesmo lavada com o uso de esfregões e produtos de limpeza sem sofrer desgastes.

A tinta Suvinil, e a tinta emborrachada Suvinil, servem para impermeabilizar, e há, também, a tinta em acrílico fosco, voltada a fachadas e a pisos, prometendo resistência, alta durabilidade e excelente cobertura.

É preciso prestar atenção também nas cores escolhidas, já que essas influenciam os acabamentos. Ao optar por uma tinta de tom mais forte como o vermelho, por exemplo, não é aconselhado um acabamento brilhante pois, além de aparecer os defeitos da superfície, a cor forte sobressai no ambiente e traz um ar artificial.

As tintas são compostas por uma substância corante (pigmento) e diversos aditivos, como aglutinantes, diluentes, dispersantes, conservantes e muitos outros. As tintas são substâncias que têm a função de criar revestimentos protetores ou decorativos na superfície de diversos objetos.

Látex, acrílico e epóxi são alguns dos tipos de tinta disponíveis no mercado; conhecer as características de cada um é fundamental para a qualidade da pintura

  • Tinta látex PVA. ...
  • Tinta acrílica. ...
  • Tinta Epóxi. ...
  • Tinta superlavável. ...
  • Tinta inodora. ...
  • BÔNUS.

A umidade do clima faz a tinta demorar mais para secar, deixando muitas vezes a pintura opaca. Então o melhor é pintar em um dia muito seco, certo? Errado, umidade baixa do ar, em excesso, não deixa a tinta se espalhar. Dessa maneira, a parede fica com manchas.

Trincas e fissuras são defeitos comuns nas paredes, junto com os problemas de umidade. As causas são variadas: retração da argamassa, uso de areia inadequada, má aderência do revestimento à estrutura, movimentação de materiais e componentes da construção ou até mesmo vibrações da área.