Quais são as despesas fixas e variáveis?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Para as empresas, as despesas fixas não estão relacionadas à produção, apesar de serem despesas necessárias para manter a estrutura da empresa. Já as despesas variáveis variam de acordo com o consumo da empresa e estão indiretamente ligadas às suas atividades, portanto, têm alguma relação com o produto.

Quais são as despesas fixas?

  • Salário dos funcionários;
  • Aluguel do imóvel do negócio;
  • Contas de água, energia, gás e internet;
  • Taxas bancárias e outros gastos frequentes da organização.

As receitas variáveis têm valor ou mesmo presença inconstante no orça- mento. Elas podem ser previstas ou inesperadas, pode-se ficar meses sem recebê-las, e seu valor pode variar bastante. Por exemplo, comissões de vendas, gorjetas, gratificações, palestras remuneradas, serviços extras nas horas vagas etc.

As despesas fixas podem ser consideradas aquelas que não têm relação direta com o custo do produto. Isso quer dizer que elas não dependem das vendas ou dos custos. Elas sempre serão as mesmas. A despesa fixa refere-se aos gastos que são constantes, isto é, a empresa sabe que devem ser pagos mensalmente.

São exemplos de custo variável:
matéria prima; custos com logística e entrega; comissão de vendas; taxas de remessa.

Na categoria de despesas variáveis essenciais estão a conta de energia elétrica, de água, gastos com alimentação, entre outros. Ou seja, são despesas que você precisa ter para sua sobrevivência, mas que podem ser reduzidas de acordo com a forma de consumo.

Sim, a fórmula é bem simples. Basta pegar o valor total das suas despesas fixas e dividir pelo montante do faturamento, multiplicando o resultado por 100 — sempre definindo um período previamente.

Quais são as principais dicas para organizar as despesas fixas?

  1. Elabore um planejamento financeiro. O planejamento financeiro será a sua “bússola”. ...
  2. Tenha uma reserva de emergência. ...
  3. Diminua os gastos. ...
  4. Some as rendas mensais.

Quais são os 3 tipos de Despesas Operacionais? As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.

Custos ou despesas fixas
Um exemplo de despesa fixa é a conta de água. Já um tipo de custo fixo é a mão de obra, que precisa ser paga apesar do volume de horas trabalhadas pelos colaboradores.

O método 50-30-20 foi desenvolvido pela professora de direito e atual senadora norte-americana Elizabeth Warren com sua filha, Amelia Warren Tyagi. Ele consiste, basicamente, em dividir sua renda líquida mensal em três partes, tendo como principal pano de fundo o controle financeiro ou o equilíbrio do orçamento.

Quais são as principais diferenças? Na renda fixa, o investidor sabe qual será a rentabilidade do ativo antes mesmo de realizar o investimento. Ou seja, ele tem previsibilidade sobre quanto o dinheiro irá render. Já na renda variável não há previsibilidade: o preço dos ativos pode sofrer variações o tempo todo.

A receita fixa pode ser definida como aquela em que o valor não varia a curto prazo. Assim como as despesas fixas, as receitas fixas são constantes. São exemplos de receita fixa, o salário, o aluguel de imóveis e bolsa auxílio.

Esse é o tipo de renda mais comum entre pessoas que trabalham de forma autônoma ou em atividades nas quais a remuneração alterna de acordo com a quantidade de vendas no mês.

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

Gastos essenciais

  • Moradia (aluguel, contas de água, luz, telefone, internet, condomínio, gás);
  • Alimentação básica;
  • Transporte;
  • Seguros;
  • Saúde;
  • Higiene;
  • Impostos.

Custos referem-se aos gastos relacionados diretamente à produção de bens ou serviços, enquanto despesas são gastos relacionados à operação da empresa, mas que não estão diretamente ligados à produção.

Os principais exemplos de custos variáveis em um negócio são:

  • Comissão de vendas;
  • Matéria-prima;
  • Reembolso de despesas;
  • Taxas de remessa etc.

Outros exemplos de custos fixos são: internet, telefonia, segurança e limpeza. Por outro lado, os custos variáveis são os gastos que sobem ou baixam de acordo com o nível de atividade da empresa. Um bom exemplo de custo variável é a matéria-prima.