Quais são as despesas fixas?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Como o próprio termo diz, despesas fixas são aquelas constantes, que não variam ou variam pouco, mas que, independente de seu valor, continuam fazendo parte do orçamento mensal pessoal ou empresarial. Em nosso orçamento pessoal, esse tipo de despesa é caracterizado pela ocorrência constante, por sua regularidade.

Sim, a fórmula é bem simples. Basta pegar o valor total das suas despesas fixas e dividir pelo montante do faturamento, multiplicando o resultado por 100 — sempre definindo um período previamente.

Definição de despesa fixa
Tratam-se de gastos essenciais para manter as operações em andamento e não estão diretamente vinculadas ao volume de vendas. Isso ocorre por algumas razões, como, por exemplo, compromissos contratuais e valores de infraestrutura básica.

As despesas operacionais são classificadas em três tipos:

  • despesas administrativas;
  • despesas comerciais;
  • outras despesas.

Podem ser consideradas despesas fixas contas como aluguel, telefone e segurança. Algumas delas podem variar seu valor, mas sempre terão que ser pagas e devem estar no seu orçamento. Levando sempre em conta que mesmo que não haja receita, elas deverão ser quitadas.

No caso das empresas, por exemplo, as despesas fixas são aquelas que existem sem uma relação direta com o quanto a empresa vendeu em determinado mês. Elas continuarão existindo independente das atividades da empresa.

O custo fixo é aquele que não muda mesmo quando há variação na produção ou nas vendas. Já o custo variável, acompanha o aumento ou queda das atividades do negócio. Em outras palavras, se seu negócio tiver um mês de maior produção, o custo fixo se mantém e o custo variável acompanha a oscilação.

Custos ou despesas fixas
Um exemplo de despesa fixa é a conta de água. Já um tipo de custo fixo é a mão de obra, que precisa ser paga apesar do volume de horas trabalhadas pelos colaboradores.

Qual a diferença entre custos e despesas? A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final.

Como fazer uma planilha de custos fixos e variáveis?

  1. Faça uma lista das despesas. Aqui nós já demos vários exemplos de despesas, tanto fixas quanto variáveis. ...
  2. Anote todos os pagamentos feitos. ...
  3. Adicione uma provisão para imprevistos nas despesas fixas. ...
  4. Inclua investimentos. ...
  5. Reavalie permanentemente.

Alguns exemplos de despesas são as contas de internet, o aluguel do imóvel, gastos com materiais de escritório, impostos, seguros, publicidade, brindes, reformas, licenças, etc.

Como distribuir as despesas fixas no preço do produto
Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas.

Os custos variáveis são aqueles que mudam todos os meses, conforme a produção ou a venda do negócio. Portanto, eles estão diretamente relacionados à atividade operacional da empresa, aumentando de forma proporcional à demanda.

Os custos variáveis são os custos que estão relacionados ao volume de vendas ou produção, ou seja, quanto maior é o volume de vendas, maior será o custo e vice-versa. O gestor da empresa é o responsável por saber os custos variáveis para identificar possíveis otimizações que incrementarão a margem de contribuição.

As receitas fixas são aquelas com presença constante no or- çamento, e seu valor não costuma variar significativamente em curto prazo. Por exemplo: salários, bolsas de auxílio, re- cebimento de aluguéis, pensões e aposentadorias. Essa é a receita estável.

Despesas variáveis são gastos que variam de acordo com a frequência e intensidade do consumo, como as contas de água e luz, combustível do carro e alimentação.

O método 50-30-20 foi desenvolvido pela professora de direito e atual senadora norte-americana Elizabeth Warren com sua filha, Amelia Warren Tyagi. Ele consiste, basicamente, em dividir sua renda líquida mensal em três partes, tendo como principal pano de fundo o controle financeiro ou o equilíbrio do orçamento.

Despesas fixas são todas aquelas que aparecem sempre com o mesmo valor. Podem ser mensais (como o aluguel e o condomínio) ou mesmo anuais (como o IPVA). Já as despesas variáveis podem se referir a gastos recorrentes, mas cujo valor depende da frequência ou recorrência do uso.

As despesas são uma espécie de gastos. Elas são classificadas dessa forma quando ocorre o pagamento de algum produto ou serviço cujo objetivo é suprir uma necessidade geral. Por exemplo, a conta de energia elétrica da sua casa pode ser considerada uma despesa.

Entre as despesas operacionais, podemos citar os seguintes exemplos:

  • Aluguel do local;
  • Contas de água, luz e internet;
  • Impostos;
  • Tributos;
  • Pagamento de salário dos colaboradores.

Custos ou despesas fixas
Eles são fixos porque não variam com o volume de atividade da empresa. Sendo assim, alguns exemplos são: salário dos funcionários, aluguel do estabelecimento, valor dos empréstimos bancários, despesas com assinatura de softwares ou serviços, entre outros.