Quais são as danças tradicionais da região nordeste?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...

Maracatu

1. Maracatu. Essa é uma manifestação do folclore brasileiro onde a dança e música estão presentes. Surgida em Pernambuco no século XVIII durante o período colonial, tem influência africana, portuguesa e indígena.

Onde curtir as festa juninas no Nordeste?

  1. Bumba-Meu-Boi, Maranhão. Com a chegada de junho, São Luís do Maranhão praticamente para e se reúne para as festividades juninas. ...
  2. São João de Campina Grande, Paraíba. ...
  3. Forró Caju, Sergipe. ...
  4. São João de Caruaru, Pernambuco. ...
  5. Cidade Junina, Piauí ...
  6. São João de Salvador, Bahia.

As danças do Norte foram Lundu Marajoara e Carimbó; do Nordeste Afoxé e Frevo; Engenho de Maromba e Xote Carreirinho do Centro-Oeste; Sudeste as Quadrilhas Mineiras e o Samba Carioca.

A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.

Superando o sertanejo, a pisadinha se tornou o ritmo mais ouvido no Brasil, fazendo “pareia” com ela, o forró é o ritmo mais ouvido no Nordeste, precisamente nas capitais de Sergipe (Aracaju), Alagoas (Maceió) e Pernambuco (Recife), e ainda predomina.

O Axé, ou Axé Music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o Samba-Reggae, Frevo, Reggae, Merengue, Forró, Ritmos do Candomblé, Pop Rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.

Maçarico. Uma das danças mais conhecidas da região do Amazonas. Leva esse nome em alusão ao pássaro Maçarico, muito comum na fauna regional.

São danças folclóricas que ocorrem no Brasil:

  • frevo.
  • catira.
  • baião.
  • quadrilha.
  • samba de roda.
  • maracatu.
  • bumba meu boi.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

8 estilos de dança de salão

  1. Maxixe. O maxixe, também conhecido como o tango brasileiro, foi criado na periferia do Rio de Janeiro, em meados de 1870. ...
  2. Lindy Hop. ...
  3. Mambo. ...
  4. Bachata. ...
  5. Paso Doble. ...
  6. Quickstep. ...
  7. Cha cha cha. ...
  8. Jive.

Os ritmos tradicionais são aqueles que misturam influências indígenas, africanas e europeias. Ou seja, os povos que deram origem ao nosso país. Por isso, compreender mais sobre essas danças ajuda a montar um repertório mais amplo. Se você quer conhecer mais sobre danças tradicionais brasileiras, continue a leitura!

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios.

Segundo Marques (1997), danças folclóricas são: Fandango, Quadrilha, Dança de Fitas, Dança de São Gonçalo, Frevo, Samba de Roda, Batuque, Baião, Cateretê, Forró e Vanerão.

As mais conhecidas nacional e internacionalmente são o Samba e o Frevo, porém muitas outras danças compõem a nossa cultura popular. Estima-se que o Maracatu teve início no Brasil por volta de 1700 e quem o trouxe foram os portugueses.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

Entre elas se destacam a Festa de São João, o Carnaval, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim. As danças típicas do Nordeste expressam os diferentes ritmos presentes na região, como o frevo, o maracatu e o forró.

A miscigenação do Nordeste Brasileiro sofreu influência do branco, do negro e do índio. Isso também influenciou fortemente a música nordestina. O SAMBA, ritmo de origem negra e dançado com esse nome nos canaviais, pelos escravos desde os primeiros anos da colonização.

As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e muitas manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras.

São inúmeros estilos de dança (e o Brasil é rico nessa diversidade), mas quando se fala em aula de dança popular em Pernambuco, os que mais vamos encontrar: frevo, maracatu, caboclinho, coco de roda, ciranda, cavalo marinho e xaxado, além de dança africana, que tem forte influência nos ritmos brasileiros.