Quais são as danças populares de Alagoas?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Bumba meu boi, cavalhada, pastoril, coco de roda e danças são algumas das tradições mais conhecidas que ocorrem durante as celebrações do folclore.

São grupos que trás a tradicionalidade de diversas culturas e saberes múltiplos. Podemos destacar esses: Baiana, Bumba-meu-boi, Caboclinhos, Cambindas, Coco, Negras da Costa, Samba de Matuto, Fandango, Chegança, Marujada, Reisado, Guerreiro e Mané do Rosário, Pastoril, Presépio, Taieiras, Quilombo, Maracatu, Cavalhada.

As principais festas de Alagoas são no Natal: Reisado, Pastoril, Guerreiros, Cheganças, Quilombos, Caboclinhos, Toré, Marujada, Procissão Marítima de Iemanjá (8 de dezembro) e o Festival do Mar. Nos festejos juninos, as Bandas de Pífanos, Cavalhadas, repentistas e comidas típicas.

Pirão – no estado, o pirão pode ser de carne, galinha, carneiro. Mas, o mais famoso é o pirão com chambaril, que é ossobuco com legumes. É bastante encontrado no interior do estado. – Buchada – outro prato bastante encontrado, principalmente, no interior de Alagoas, a buchada é feita com as entranhas do bode.

brega funk

O gênero musical brega funk acaba de conquistar um importante status no Estado de Alagoas. O ritmo ganhou título de Patrimônio Cultural Imaterial. A medida foi tomada na lei nº 8.757, de 24 de novembro de 2022.

Em meio crises políticas, em 11 de junho de 1891, a primeira Constituição do Estado foi assinada. Alagoas também ficaria conhecida por ter sido lugar da maior revolta de escravos do país, no quilombo de Palmares, por volta de 1630.

Outra curiosidade de Alagoas está relacionada à concepção da bandeira do território, nas cores vermelha, branca e azul, que simbolizam os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

O Pastoril, bailado que integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, teve início na Idade Média e era clássico em Portugal onde recebia a denominação de Auto do Presépio. Tinha, contudo, um sentido apologético, de ensino e defesa da verdade religiosa e da encarnação da divindade.

Alagoas tornou-se referência nesse segmento com peças únicas, que encantam o mundo todo. Temos o filé, bordado genuinamente alagoano, a renda de bilro, as barras de redendê nas toalhas, os caminhos de mesa de patchwork e os delicados bordados 'boa noite'.

Folguedos, pastoril, guerreiros, coco de roda, bumba meu boi, maracatu, reisado, são apenas algumas das mais de 25 expressões da cultura popular, que mostram o quanto nosso estado é diverso e rico em artes, saberes e manifestações culturais.

Conheça os nossos artistas

  • Tânia Pedrosa. Conheça o Artista.
  • Eduardo Bastos. Conheça o Artista.
  • Alex Barbosa (In Memoriam) Conheça o Artista.
  • Murilo Ribeiro. Conheça o Artista.
  • Eva Le Campion. Conheça o Artista.
  • Levy Paz. Conheça o Artista.
  • Ênio Lins. Conheça o Artista.
  • Pedro Caetano. Conheça o Artista.

O pudim de tapioca é uma combinação de ingredientes bem brasileiros. A sobremesa, típica de Alagoas e encontrada em todo o nordeste, é feita com a tapioca granulada, derivada da raiz da mandioca.

As frutas tropicais encontradas em Alagoas, entre elas manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana, pitanga, graviola, caju, cajá e acerola, são transformadas em sucos, sorvetes, doces, coquetéis e batidas.

O brasão de armas de Alagoas é o emblema heráldico e um dos símbolos oficias do estado brasileiro de Alagoas, juntamente com a bandeira e o hino estadual. Estrela de prata de cinco pontas. Escudo português antigo, em posição natural, partido de prata.

As nossas sugestões para marcar presença na sua lista do que comer, são: o famoso chiclete de camarão, a moqueca de frutos do mar, a pituzada, o siri mole ao coco e o sururu (um saboroso molusco de água doce que foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Alagoas), na versão caldinho e em capote.

Alagoas é o segundo menor estado do Brasil e faz fronteira com o Oceano Atlântico a leste, Sergipe ao sul, Pernambuco ao norte e oeste e Bahia a sudoeste. Sua história está ligada ao processo de colonização brasileira, e sua economia tem o setor terciário como o mais forte.

Confira os 7 estilos musicais brasileiros mais consumidos

  1. Sertanejo. ...
  2. Forró ...
  3. Samba. ...
  4. Bossa Nova. ...
  5. Funk. ...
  6. Rap. ...
  7. MPB.