Quais são as dancas da Bahia?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O axé é uma mistura de ritmos africanos, brasileiros e caribenhos, e é conhecido por suas letras alegres e coreografias animadas, muito apreciadas durante os dias de folia. O sucesso do axé levou a uma popularização de outras danças baianas, como o frevo, o samba-reggae e o pagode baiano.

Forró

Mas, com certeza o mais popular dentre os ritmos e danças típicas nordestinas é o Forró. Dizemos isso com propriedade, visto que o Forró é dançado não somente no nordeste, como no Brasil inteiro.

O estado da Bahia é detentor de uma rica cultura, formada a partir da influência indígena, europeia e, principalmente, africana. Tais aspectos são evidenciados nos costumes do dia a dia, na gastronomia, nas danças e festas populares, na música e até mesmo na religiosidade.

Conhecida e definida como dança, o axé não é o essencial segundo suas origens, mas sim uma mistura de gingados e passos que compõe uma dança enérgica e marcada pelo pop, pagode e sensualidade exacerbada.

Essas danças são, geralmente, baseadas em histórias, lendas, cultos religiosos a deuses, datas comemorativas, festejos típicos e outras influências. Possuem também caracterizações e cores, como roupas e cenários, que ajudam a contar suas histórias.

Danças típicas do nordeste
Além da música da cultura nordestina, as danças nordestinas também são uma marca registrada nesta região, como o forró, xote e baião, o frevo, o axé da Bahia, o maracatu do Pernambuco e o Bumba-meu-boi do Maranhão.

O frevo surgiu entre o final do século XIX e início do XX, no estado de Pernambuco.

A origem da música nordestina realmente reflete a diversidade brasileira, apresentando uma série de ritmos diferentes ao país. Entre eles, destacam-se o baião, o xote, o frevo e o axé, mas esses são apenas alguns dos muitos gêneros musicais que compõem as melodias da região Nordeste do Brasil.

A dança que nasceu nas brenhas da caatinga nordestina surgiu como uma alternativa para aliviar o tédio e as agruras dos cangaceiros que fervilhavam pelas matas secas, espinhosas e poeirentas da região mais árida do país.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

As danças possuem um aspecto cultural importante com manifestações ligadas muitas vezes à tradição popular.

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

No território baiano o clima que predomina é o tropical, devido a isso as temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, acima dos 26ºC, exceto na serra do Espinhaço, onde as temperaturas são amenas. O clima semi-árido se apresenta no sertão do Estado com pouca precipitação, ocasionando longos períodos de estiagem.

Em termos naturais, as principais bacias hidrográficas do território baiano são a bacia do rio São Francisco, a bacia do rio Paraguaçu, a bacia do rio Subaé, a bacia do rio de Contas, a bacia do rio Jequitinhonha, a bacia do rio Jequiriçá, a bacia do rio Mucuri.

O axé é um estilo de música contemporâneo que resultou da união de diversos elementos musicais, como forró, maracatu, frevo e reggae. Criado no início da década de 80, o ritmo se tornou um dos grandes símbolos do Carnaval da Bahia.

A história musical baiana começa com a vinda do primeiro bispo nomeado para a Bahia pela Coroa Portuguesa, D. Pero Fernandes Sardinha, que aqui chegou em 1º de janeiro de 1552 trazendo consigo um musico, Mestre de Capela, para ensinar aos alunos do Colégio dos Jesuítas.

O Axé Music como conhecemos surgiu na Bahia na década de 1980 durante o Carnaval de Salvador. Ele é uma mistura de vários estilos que possuem origens africanas ou provenientes do próprio estado, podendo ter elementos de ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro e outros.

Luiz Caldas

De acordo com o cantor e compositor Luiz Caldas, considerado precursor do gênero, o axé vive um momento maravilhoso e as mudanças fazem parte do novo cenário musical. Ele destaca que o ritmo levou Salvador para o mundo e inovou o carnaval baiano.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?